13/01/2020 - Capacitação para profissionais de ballet clássico para adultos - SP


Renata Versiani, ministra nos dias 21 e 23 de janeiro, terça e quinta (das 11:30 às 13:30) o curso Capacitação para profissionais de ballet clássico para adultos, no StudioK Escola de Danças, em São Paulo.

“ O que deseja com as ações desse curso, vai além de fornecer ferramentas para uma técnica bem executado. Almeja-se construir possibilidades para que professores e alunos compreendam e reflitam sobre as exigências do balé, conquistando gradativamente confiança em suas práticas e que muito mais do que fazer um bom uso desta técnica de dança, sejam competentes e autônomos em seus fazeres artísticos e pedagógicas”

A presença ostensiva do ballet clássico no imaginário e nas práticas da dança pode estimular a adesão de um ensino/aprendizado da técnica apoiado na obediência a velhas crenças e a busca equivocada de um arquétipo virtuoso da técnica. É comum ouvirmos frases do tipo ‘eu não sirvo para o balé’, ‘já tentei, mas acho muito difícil’, ‘tenho um caso de amor e ódio com a técnica’, ‘tenho medo de balé’, ‘já fiz muito, mas agora quero estudar outras técnicas’, ‘acho muito limitante’, causando um distanciamento entre alunos, professores e instituições.

Uma nova abordagem dessa técnica tradicional começou a ser ministrada por Renata Versiani na Faculdade Angel Vianna, no RJ, onde é professora especializada. Sua experiência como primeira bailarina clássica do TMRJ por 7 anos, o aprendizado que teve com seus Mestres durante sua formação na EEDMO, na FAV e no Instituto Gyrotonic Brasil, promoveu questionamentos necessários para a criação de uma nova forma de ver e transmitir o aprendizado do ballet clássico.

Este curso pretende lidar com a diversidade dos alunos nas suas áreas de formação artística propondo que o ensino e aplicação do ballet clássico funcionem como agentes que vão além de sua funcionalidade técnica e estética e possibilitem transformações para os alunos, bailarinos e pesquisadores trazendo maior consciência de si, capacidade de reflexão crítica, autonomia, eliminação de excessos, criando novas formas de interagir com a técnica.

Sobre Renata Versiani

Artista com 30 ano de experiência profissional na dança. É bailarina e performer, Diretora de movimento, professora universitária especializada e pesquisadora da Movimentação Singular, sua pesquisa científica.

É diretora da produtora Referencia em Artes que tem com sua sócia Fernanda Cavalcanti desde 2016, onde realizam projetos No Game XP, Com COB, RockinRio e de intervenção Urbana, Vídeo dança, direção de movimento para cinema , teatro, comerciais. Além de ministrar aulas de capacitação em ballet clássico para profissionais e aspirantes.

Estreia como Atriz no infantil Creme do céu de Flavia Tápias em 2018, e segue em turnês e temporadas.

Intérprete criadora do solo O Azul do Çéu me indetermina, de coreografia Flavia Tápias e que deu indicação da intérprete ao prêmio Cesgranrio 2018. Performer e criadora do solo Olhar de um corpo para SP ARTE 2018.

Atuou no Teatro Municipal do RJ como primeira bailarina por 7 anos. Trabalhou como intérprete/criadora nas cias: Deborah Colker, staccato/Paulo Caldas, Atelier de Coreografia de João Saldanha, com projetos independentes de Paula Maracaja e Grupo Tápias.

Foi coreografa assistente da Abertura dos Jogos olímpicos do RJ 2016, foi assistente de direção do Festival internacional Dança em trânsito 2016, e do projeto Porto de memórias de Regina Miranda em 2014/2015.

SERVIÇO
Data:
 21 e 23 de janeiro de 2020
Horário: Terça e quinta, das 11:30 às 13:30
Local: StudioK Escola de Danças
Rua Bueno de Andrade, 313 – Liberdade, São Paulo – SP
(Próximo a estação de metro São Joaquim)
Investimento: R$ 350,00
Formas de pagamento: Transferência bancário, boleto, débito, credito
Informações: (11) 96600-4497 (WhatsApp – Agnes) | @agnesrodriguess

Voltar