14/05/2020 - Circo di SóLadies promove aula experimental de Palhaçaria Feminista em ambiente virtual


No próximo sábado, dia 16 de maio de 2020, às 17h00, o Circo di SóLadies promove uma aula experimental gratuita de Palhaçaria Feminista convidando MULHERES trans e cis palhaças, mas também mulheres que ainda não sabem que são palhaças, a explorar a palhaça que habita nas profundezas do ser.

Mulheres que neste período de distanciamento se sentem sozinhas, independente de morar com outras pessoas, que precisam de acolhimento, que queiram se expressar ou simplesmente desejem se relacionar com mais confiança e criatividade, são o público com quem o grupo pretende dialogar nesta experiência virtual.

A proposta é que através do estudo da palhaçaria, as participantes se inspirem a respirar com menos pressão e adentrar no imenso e criativo universo do erro, do ridículo e da fragilidade humana. Além de sentir os sabores e perfumes de estarem juntas e trocando experiências em um espaço pouco explorado: através de uma tela.

Além de criar um espaço para esta relação de troca e para que jogos práticos de palhaçaria aconteçam, a aula experimental tem o intuito de apresentar o curso que será lançado em breve pelo Circo di SóLadies que pretende utilizar a palhaçaria para um mergulho na criatividade de cada participante, buscando novos caminhos para as relações. 

Um encontro entre mulheres, com pinceladas e cores de teorias feministas, para que juntas descubram que fraquezas e inseguranças, são pérolas preciosas para a cura pessoal e para a transformação.

Ao contrário da palhaçaria tradicional, que muitas vezes traz na hierarquia sua graça e na exposição do oprimido sua escada para o riso, na palhaçaria feminista - mote da pesquisa do Circo di SóLadies - essa estrutura é desestabilizada, dando lugar a uma relação circular, dando lugar a mais escuta, empatia e menos competição, principalmente entre mulheres, algo já tão estereotipado.

“Acreditamos que a "sororidade ainda é poderosa" como nos diz bell hooks em seu livro "O Feminismo é para todo o mundo". Sororidade é quando as mulheres se apoiam mutuamente, considerando as diferenças! E se pensamos e consideramos as diferenças, podemos ampliar esse uso para pessoas que se apoiam mutuamente. Solidariedade política e autoestima, são os pontos principais de nosso encontro” - explicam as SóLadies.

Com um canal no Youtube ativo desde 2015, o grupo também se dedica entre outras coisas a entrevistar mulheres circenses do Brasil inteiro com sua série chamada Inter.viu. As entrevista vem acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h00. Além de valorizar o protagonismo feminino nas artes, a série é um portanto registro do feminino no circo, algo tão carente de documentação desde sempre.

Com uma equipe formada apenas por mulheres, o Circo di SóLadies utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.

Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir de inquietações sobre a desigualdade de gênero e a percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.

Feito por mulheres palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

 

Crédito da Foto: Ronald Mendes

Mais informações em: https://www.facebook.com/circodisoladies/

SERVIÇO
Aula Experimental de Palhaçaria Feminista - Com Circo di SóLadies
Data: 16 de maio de 2020 - Horário: 17h00
Horário/Duração: 90 minutos
Investimento: 100% Gratuita
Local:  Através da plataforma SYMPLA de Vídeo-conferência com o aplicativo ZOOM integrado - que deverá ser instalado em seu aparelho.
Basta ter um computador ou celular com acesso a internet.
Inscrições até o dia 16 de maio através do link: https://workshoppalhacariafeminismo.kpages.online/aulaexperimental
Classificação: acima de 18 anos

Voltar