23/06/2020 - Curso de dança profissionalizante para moradores da Restinga recebe inscrições em Porto Alegre


O Centro de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, está promovendo um curso profissionalizante de dança para moradores da Restinga, na Zona Sul da Capital. O Incubadora de Dança da Restinga ocorre em parceria com a Caixa Econômica Federal, e está com inscrições abertas. As oficinas começam em julho.

Os alunos podem participar de quantas oficinas desejarem. As inscrições podem ser feitas nesses site.

O objetivo do projeto é profissionalizar a produção de artistas que já existe no bairro, mas que enfrentam dificuldades tanto para ingressar no mercado como para planejamentos burocráticos dos espetáculos.

"São projetos culturais que tinham dificuldades para se lançar para além do bairro e entrar no circuito cultural da cidade e estabelecer outras formas de financiamento. Pensamos em uma série de oficinas e uma montagem que pudessem articular esses saberes e potencializar, dar ferramentas e instrumentos para que essa produção pudesse se tornar autônoma, efetiva e abrangente", afirma o coordenador do Centro de Dança, Airton Tomazzoni.

O projeto consiste em seis oficinas, que foram adaptadas para ocorrerem de maneira virtual. São elas:

  • Gestão para escolas de dança e academias
  • Marketing digital e redes sociais
  • Capacitação de técnicos de som
  • Capacitação de técnicos de luz
  • Elaboração de projetos e produção de dança
  • Capacitação a monitores e professores de dança

Haverá também a montagem de espetáculo e produção de vídeo dança, que também ocorrerá virtualmente, mas que, posteriormente, poderá ter ensaios presenciais. A intenção é fazer uma apresentação aberta ao público no final do ano.

"Tanto para potencializar lá no bairro mesmo, como essas ações podem ocorrer dentro do bairro. Porque, às vezes, um grupo de dança se apresenta mais fora do que dentro, porque não tem teatro, não planeja estratégias efetivas. E, por outro lado, quando vai concorrer em outros espaços fora, muitas vezes não tem o entendimento da dinâmica, das especificidades que tem um edital de ganhar uma temporada no teatro", aponta Tomazzoni.

Para participar, é necessário ter no mínimo 14 anos e ter um aparelho digital. Para quem não tem acesso à internet, o projeto fornecerá ferramentas.

A única oficina que precisa de conhecimentos prévios para participação é a de montagem. O candidato deverá enviar um vídeo de uma apresentação de dança que tenha participado.

Performa Restinga

Estão abertas também as inscrições para o curso online de teatro. O curso ocorrerá entre 2 de julho e 27 de agosto.

O projeto é destinado a quem deseja experimentar ou aprofundar os conhecimentos na técnica. Haverá disciplinas de atuação, direção, dramaturgia, iluminação e elétrica, cenografia e cenotécnica, figurinos e produção cultural.

Além disso, serão abordadas questões teóricas sobre a história da arte, para contextualizar os processos criativos.

Os participantes podem se inscrever respondendo ao formulário no link.

 Foto: Maria Ana Krack / PMPA

Fonte: G1

Voltar