26/06/2020 - 4 dicas para aquecer antes da sua aula online


É importante implementar um aquecimento de dança antes das aulas on-line que realmente funcionam para você - que você pode aplicar até às suas rotinas de pré-performance ou audição pós-quarentena. :)

Um aquecimento eficaz da dança deve ser um processo "gradual" para preparar seu corpo para os movimentos que você fará. Para isso, separamos 4 dicas para te ajudar a realizar esses movimentos de forma mais eficaz. 

#1- Preparar-se mentalmente

A boa notícia é que você ainda pode fazer essa parte do aquecimento do seu sofá! Sente-se por um momento com seu corpo, feche os olhos e verifique o que está sentindo no momento presente. Você pode fazer sua própria prática específica de meditação, ou simplesmente começar a perceber as sensações do seu corpo, e onde você sente que pode precisar colocar mais atenção no aquecimento - sua lombar fica tensa? Aquela velha lesão no tendão está doendo? Faça uma anotação mental antes de começar a se mover e talvez até defina uma intenção ou meta para seus movimentos.

#2- Suar

É isso mesmo -  O objetivo deve ser aumentar gradualmente sua frequência cardíaca durante todo o aquecimento, para que, no final, você se mova mais perto da frequência da aula que você fará. Tente chegar ao ponto máximo próximo ao final do aquecimento, para manter o calor interno que acabou de criar quando começar a dançar. Comece seu aquecimento com movimentos mais suaves como uma corrida leve no local. No final, seu corpo estará quente o suficiente para maior movimento cardiovascular, como saltos maiores. Como estamos em quarentena, talvez não seja hora de grande allegro, mas mesmo tentar alguns burpees no estilo de dança ou saltos de agachamento fará você suar. E certifique-se de hidratar!

#3- Seja móvel (não flexível)

O objetivo do aquecimento não é desenvolver mais flexibilidade, ao contrário da crença popular. Você quer gastar seu tempo no aquecimento preparando suas articulações para se moverem em toda a amplitude de movimento necessária para a dança, o que você pode fazer através de exercícios de mobilização articular e alongamento dinâmico. Exercícios como esses ajudarão você a manter a temperatura do corpo alta enquanto você move com segurança suas articulações, sem esticar demais ou inibir o reflexo de potência de um músculo. 

#4- Seja específico

Os exercícios específicos de estilo são o elemento mais importante para um bom aquecimento da dança, pois você deseja preparar seu corpo para realizar o movimento específico que você fará nas aulas. Nas aulas on-line, nunca foi tão fácil mudar de uma aula de balé para uma aula de sapateado, por isso certifique-se de se preparar para tirar o máximo proveito dessas aulas e evitar possíveis lesões - preparando seu corpo para suportar o que cada estilo de dança pede, especialmente se você estiver experimentando estilos novos para você.

Os quatro elementos acima não são apenas importantes antes de aprender on-line, mas sempre que você dançar, agora ou após a quarentena. Mas neste momento que estamos vivendo, em específico, é importante de cuidar e se preparar com mais atenção!

 

Até a próxima!

Voltar