09/07/2020 - Bailarinos oferecem aulas de dança online de graça para idosos


Para ajudar a lidar com o distanciamento social durante a pandemia de coronavírus, dois bailarinos promovem aulas de dança gratuitas para idosos por meio da internet, nesta quarta-feira (8). Cada sessão deve durar duas horas.

De acordo com o bailarino João Paulo Gross, de 39 anos, a ideia surgiu de um projeto do grupo, que inicialmente seria presencial e atenderia 20 pessoas. Porém, devido à pandemia, a aula teve de ser online. Agora, o limite é de 100 inscritos por aula. Os interessados devem mandar um e-mail para ateliedogesto@gmail.com.

“É uma série que faz parte de um projeto de manutenção do grupo que foi aprovado pelo fundo de Arte e Cultura do estado. Era um projeto que era pra ser presencial, mas, com o isolamento, a gente fez uma proposta de ser pela internet, até para colaborar com a questão do isolamento, com as pessoas em casa, para auxiliar e prestar um tipo de serviço para que as pessoas tenham uma ação para fazer em casa”, explica o bailarino.

De acordo com o professor, não é necessário ter experiências com a dança, uma vez que as aulas foram pensadas por ele e pelo bailarino Daniel Calvet para suprir a necessidade de um público inexperiente. Além disso, Gross comenta que, apesar de ser um ambiente online, é possível se conectar e sentir a energia dos alunos remotamente.

“Não estamos priorizando as questões técnicas. É uma área que vai trabalhar o corpo. É uma aula para todo mundo, não tem um requisito. Vamos trabalhar o corpo do idoso para estimular que venha participar da aula. A gente vai conversando e sentindo, porque mesmo no ambiente online, por ser ao vivo a gente consegue se conectar. É um trabalho de inclusão, é um lugar de prazer como seu próprio corpo. É um trabalho de respirar melhor, trazer olhar de produção de saúde. Vamos estar falando isso em dança e colocar o corpo pra mover. Isso traz saúde, benefício e vigor””, afirma Gross.

João Paulo ressalta o quanto a dança é benéfica para a saúde, inclusive, para os idosos, uma vez que ela ajuda no equilíbrio e a se conhecer melhor.

“Para os idosos, muitos vão ficando mais quietos, a própria energia, o próprio corpo vão ficando mais 'cansados'. A dança trabalha com essa escuta de perceber e olhar para você e entender as suas necessidades, o que seu corpo está pedindo”, completa.

Duas aulas devem ser oferecidas para os idosos nos dias 26 de agosto e 25 de setembro. Para o público em geral, as aulas devem ocorrer no dia 5 de agosto.

Foto: Apresentação de dança do grupo cênico Ateliê do Gesto, Goiás — Foto: Foto: Daniel Calvet/Arquivo pessoal

Fonte: G1

Voltar