24/07/2020 - Lennie Dale e os Dzi Croquettes - Um legado


Nesta semana Lennie completaria 86 anos! 

Por isso, decidimos trazer para o nosso BLOG um pouco mais sobre o legado deste artista no Brasil e sua importância na formação na contracultura durante o período da ditadura militar no Brasil. 

Para quem não sabe, o Dzi Croquettes foi um grupo de bailarinos, artistas e coreógrafos que visavam promover uma quebra de paradigmas comportamentais vigente. Era composto por 13 bailarinos que tinham como ferramenta principal o improviso e a mistura de ritmos. O teatro revista, o jazz e os musicais da Broadway, influenciavam o grupo. 

Lennie Dale era americano, nascido em Nova York e contribuiu com a formação da estética do grupo com base nas referências do exterior.

Dzi Croquettes surgiu em 1972, em meio a ditadura militar no Brasil. A censura era peça central nesse período com a proibição e restrição de manifestações artísticas e movimentos políticos.

"Lennie Dale já era uma estrela, e seu nome circulava popularmente pelo show business carioca. Lennie era norte americano, já havia dançado na Broadway, atuado como ator, cantor e bailarino, conceituou esteticamente estrelas como Elis Regina e Bety Faria, e inovou cenicamente espetáculos que fizeram sucesso nos árduos tempos da ditadura. Chegou ao Brasil pelas mãos de Carlos Machado, diretor de teatro de Revista, se apaixonou pelo país e aqui ficou. Lennie morava com o Ciro Barcellos que o seduziu a assistir os ensaios dos Dzi. Lennie enlouqueceu com o que viu. O encontro da técnica e o rigor artístico de Lennie com a filosofia transgressora e inovadora de Wagner Ribeiro foi a base do grupo que mudaria a historia da cena artística e comportamental no Brasil."(cabareincoerente.com)

Lennie com toda a sua vasta experiência na criação de musicais e espetáculos de dança impunha 8 horas diárias de treinos para os integrantes do grupo, o que garantia ao grupo uma performance incrível. Treze homens semi nus no palco, repletos de purpurina e muita maquiagem questionavam, com seus corpos, valores conservadores vigentes na época.

"O grupo trouxe o discurso da sexualidade e da androgenia pra cena, e foi precursor do movimento gay e da luta por uma sexualidade livre. Eles tinham o slogan que os definiam com “a força do macho e a graça da fêmea”. Eles eram libertários e loucamente criativos e originais."(cabareincoerente.com)

Fontes

https://cabareincoerente.com/referencias/personalidades/brasil/dzi-croquettes/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo399377/dzi-croquettes

Voltar