30/07/2020 - Confira a programação do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro


Estudos em História da Dança no Brasil

Dando continuidade ao bate papo realizado na semana anterior sobre História da Dança no Brasil, convidamos o público do CCo para participar de uma mesa redonda em nossa página do Facebook com os integrantes do grupo de pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil. Durante essa conversa, será apresentado o trailer do documentário “Histórias em Movimento: sobre a historiografia da dança no Rio de Janeiro”, lançado por ocasião da live, e que será debatido entre os pesquisadores do grupo e o público, respondendo a dúvidas que eventualmente possam surgir. O documentário inteiro poderá ser visualizado em plataforma própria, lançada também no mesmo dia.

Sobre o projeto e o documentário:

O Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil (2020), antes projeto História da Dança no Brasil: reflexões sobre a historiografia (2015-2019)/DAC-UFRJ, surgiu ao notar-se a necessidade de pensar nos problemas encontrados quando o assunto é documentação referente à dança. Percebe-se, cada vez mais, a relevância de estudos relacionados às questões históricas de um referido campo, no caso o campo da Dança, para o fortalecimento da memória cultural – da dança – no país, bem como para a criação de estudos, reflexões, debates. A pesquisa inicial do projeto objetivou a construção de um Estado da Arte (metodologia) acerca da história da Dança cênica na cidade do Rio de Janeiro, com o recorte temporal dos anos 2000-2015. Ou seja, um mapeamento acerca da historiografia publicada na referida cidade sobre História da Dança teatral. A partir desta pesquisa surgiram uma série de perguntas norteadoras que nos impulsionaram a problematizar os dados encontrados no campo. A partir daí nasceu o desejo de criar outras possibilidades de contar as histórias que construímos em quase três anos de pesquisa.

O documentário “Histórias em Movimento” nasce, então, como a finalização da primeira etapa de pesquisa do projeto, a partir do levantamento realizado no trabalho de campo e das análises elaboradas. A memória da dança cênica do Rio de Janeiro, a partir dos atores sociais pioneiros e suas trajetórias, das instituições de Arte/Cultura, dos eventos, dentre outros, em alguma instância, ajudam a captar a relação entre dança e sociedade e podem levar a um direcionamento a respostas sobre o porquê do campo da dança cênica ainda ter muitas dificuldades em seu processo de legitimação profissional. Acreditamos que o documentário pode fortalecer discursos e descortinar tensões a partir das historiografias. Consideramos que a análise da historiografia da dança é de extrema importância para a produção de conhecimento social e acadêmico, mas principalmente para a legitimação do campo da pesquisa em dança. Não temos o objetivo de oferecer respostas fechadas ou únicas, pelo contrário. Nosso objetivo é criar reflexões e ampliar possibilidades de leituras e pesquisas sobre História e Dança.

Ficha Técnica 

Prof.ª Dr.ª Isabela Buarque
Prof.ª M.ª Aline Teixeira
M.ª Mariana Callegario
B.ela Mariana Mesquita
Esp. Bruna Garcia
Esp. Dandara Ferreira
Condução: Prof.ª Dr.ª Fabiana Amaral

SERVIÇO
Data:
30 de Julho
Horário: 19h
Link para acesso: Facebook do Centro Coreográfico
Classificação: livre
Duração: 1h30
Informações: @ccoreografico, @acervoehdb

Live Dança e Educação Antirracista com Nadir Nóbrega (Bahia) 

No mês da Mulher Mulher Negra Latina e Caribenha o Centro Coreográfico apresenta uma programação de conversas ao vivo com mulheres potentes que são referências na dança do Brasil e do mundo.

Nadir Nóbrega Oliveira. Pós doutora em Artes Cênicas pelo Ppgac da Ufba. Graduada em Dança pela Ufba. Professora Adjunta aposentada do Curso de Licenciatura em Dança da Ufal. Ex Diretora do Museu Théo Brandão de Antropologia e folclore da Universidade Federal de Alagoas. Autora de três livros sobre Dança, Corpo negro, Gênero e Educação.

SERVIÇO
Data:
31 de Julho
Horário: 16h
Link para acesso: IG @ccoreograficorj
Classificação: livre
Duração: 1h

Voltar