08/10/2020 - Encontros de Danças - Performances em Danças Negras - 2020


Realizada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, convida para a Live que promoverá o encontro entre Afro-Butoh, Corpos Negros no Ballet Clássico e Danças Contemporâneas em Afro Diáspora. 

O Encontro de Danças – Performances em Danças Negras – 2020, é um Projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Fluminense – UFF, coordenado pela professora doutora Denise Mancebo Zenicola e está na sua segunda edição.

Acreditamos que a medida de ser contemporâneo tem na singularidade do corpo que dança, independente do seu estilo, um plural e sentidos comuns de corporalidades dançadas nas Danças Negras.

Convidados pelestrantes:
Calé Miranda, Denise Zenicola e Vera Lopes.

SERVIÇO
Data: 10/10/2020 
Horário: 16h
Link para acesso:  https://www.facebook.com/centrocoreografico
Classificação: livre para todos os públicos
Duração: 1h
Informações: www.centrocoreografico.wordpress.com

Apoios
UFF – Universidade Federal Fluminense
UNIRIO –  PPGAC – Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas e
NEPAA – Núcleo de Estudos das Performances Afro Ameríndia
Coletivo Muanes Dançateatro 

Sobre os convidados pelestrantes

Calé Miranda – Diretor de teatro e performer, desde 2006 dedica-se a dança butoh e estudou butoh com os mestres: Yoshito Ohno, Carlota Ikeda, Juju Alishina, Tadashi Endo, Saga Kobayashi e Atsushi Takenouchi, entre outros.  Foi diretor artístico da Moderna Companhia de dança do Rio de Janeiro e performer na Stanley Hamilton and Friends Company em Londres. Apresentou-se em festivais e temporadas regulares na França, Hungria, Sérvia, Montenegro, Lapônia, Noruega, Holanda, Russia, Tailandia, Espanha, Peru e em diversos estados do Brasil.  Desenvolve o “afro-butoh” como prática pessoal, que faz uma ponte entre a mitologia afro-brasileira e a dança butoh japonesa.

Vera Lopes – Vera Lopes, bailarina, professora de Educação Física/UFRJ e Mestre em Ciência da Arte – UFF. Aluna de Mercedes Baptista e Consuelo Rios. Dança contemporânea com Klauss Vianna, Gerry Maretzki, Carlos Affonso e Graciela Figueroa. Coreógrafa do Défilè (desfile de rua) da Xª Bienal de Dança de Lyon – França / 2002. É membro do Conselho Internacional da Dança – CID / UNESCO. Professora da Escola de teatro Martins Penna. Integra a Comissão de Danças de matrizes Africanas do sindicato dos Profissionais de Dança/RJ.

Denise Zenicola – Coreógrafa, Ativista. Formação em Dança na Academia Rio em Dança Clássica, Contemporânea e Danças Negras com Gilberto de Assis. Trabalha com Danças Contemporâneas em Estéticas Afro Diaspóricas. Diretora do Coletivo Muanes Dançateatro. Mestrado e Doutorado na UNIRIO. Pós Doutorado em Danças Negras /Capes, no ISCTE em Lisboa. Docente do IACS/UFF. É docente do PPGAC e pesquisadora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no NEPAA, na UNIRIO.  É Coordenadora na ABRACE, Associação Brasileira de Pós em Artes Cênicas. Livros: Performance e Ritual, RJ, FAPERJ /Mauad X (2014), Dramaturgias em Dança Teatro, EAE, Madri (2018), Máscaras Decoloniais, RJ, Mauad X (2020).  https://denisezenicola.com.br/

Voltar