09/10/2020 - Artistas da Nigéria dão curso grátis de cultura Yòrùbá online


Estão abertas até 11 de outubro, domingo, as inscrições para o curso Cultura e Práticas Yòrùbás, ministrado de forma gratuita e online pelos artistas da Nigéria Segun Adefila e Bola Stephen-Atitebi, dois nomes importantes do teatro nigeriano. A cultura Yòrùbá é presente na diáspora negra brasileira, sobretudo nas religiões de matriz africana. As aulas serão de 20 de outubro a 12 de novembro, às terças e quintas, das 14h às 16h. 

O curso traça um panorama da história do povo Yòrùbá por meio de seus costumes, tradições, provérbios, rituais e práticas culturais. Os participantes deverão fazer conexões entre os conceitos ensinados e a sua própria exposição à cultura Yòrùbá nigeriana com a diáspora Yòrùbá no Brasil.? 

A ação é uma parceria da SP Escola de Teatro, de São Paulo, com a MT Escola de Teatro, de Cuiabá, sob curadoria do jornalista Miguel Arcanjo Prado, que busca criar pontes entre Brasil e África à frente da Coordenadoria de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro.

Ministradas em inglês pelos artistas africanos, as aulas terão a interlocução e tradução da pesquisadora brasileira Mariana Queen Nwabasili, mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela USP e estudiosa de identidades raciais, sociais e de gênero, além de ser filha de um nigeriano e uma brasileira.

Faça sua inscrição gratuita neste link:
https://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural/inscricoes-abertas/

Sobre os artistas

Segun Adefila (Nigéria)

Vive e trabalha em Lagos, é um artista multidisciplinar, renomado coreógrafo, ator, cantor, diretor e artista performático. Seu primeiro encontro com as artes começou desde a infância em sua antiga cidade natal, Omu Aran, no estado de Kwara (centro-norte da Nigéria), onde quando criança dançava com máscaras durante festivais tradicionais.Esta formação influenciou muito sua arte como artista performático com uma notável consciência da potência das artes como ferramenta para transformação social. Em 1996 ele cofundou a"Crown Troupe of Africa", companhia africana de teatro e dança da qual atualmente é diretor artístico. Atua em 2020 no espetáculo africano-europeu The Art of Facing Fear, parceria da Cia. de Teatro Os Satyros (Brasil) com Darling Desesperados (Suécia).

Bola Stephen-Atitebi (Nigéria)

É uma artista performática, produtora, locutora e empreendedora. Já fez performances em diversos países dentro e fora da África, também esteve em turnê pelo Reino Unido e País de Gales e recentemente se apresentou no “Vrystaat Arts Festival" na África do Sul.Como diretora criativa do “Tell-a-Tale Production”, organização com foco na difusão da linguagem e cultura através da contação de histórias, estreou no festival “Pan African Creative Exchange”, realizado em 2019 na África do Sul, onde apresentou sua personagem ‘Iya Agba.Atualmente apresenta seu espetáculo solo ‘Esther’s Revenge ', produzido pela Pawstudios. Atua em 2020 no espetáculo africano-europeu The Art of Facing Fear, parceria da Cia. de Teatro Os Satyros (Brasil) com Darling Desesperados (Suécia).

Voltar