17/12/2020 - UMA ÚLTIMA DANÇA (espetáculo de dança ON-LINE)


"foram 14 anos/muitos palcos, aviões, hotéis.../coreografias.../quase 1.000 apresentações/... ou foram mais?/todo ciclo tem um fim e o dele chegou/será que está tudo bem?/não precisa ser ruim para acabar/precisa é ouvir e dizer/quando uma coisa acaba outra nasce/outras nascem. E isso não é triste. Não pode ser/mas também ninguém diz que é fácil/ele viveu isso de verdade/e vai levar isso pra sempre/enquanto for"

 

Em processo de despedida, fechamento de ciclos, Marcio Jahú dá seu adeus à Focus Cia de Dança onde atuou por 14 anos.
Para esse momento convidou Alex Neoral, coreógrafo e diretor da Cia., para dirigir essa noite onde vai dançar as principais obras passando por todos os trabalhos vividos e montados nesses 14 anos. Desse desejo de revisitação está surgindo UMA ÚLTIMA DANÇA, que expõe o artista mergulhado eu suas memórias.

Um solo que fala do passado olhando para o futuro, com a certeza incerta do presente, ecoando dúvidas, sonhos, desejos antigos e futuros, colocando Marcio de frente com questões vividas no processo de todos esses anos.

De lá até os dias de hoje Marcio foi se consagrando como um artista da dança contemporânea, participando de grandes criações e importantes momentos da Focus Cia. de Dança. A companhia hoje tem reconhecimento nacional, tendo passado por diversos palcos internacionais, e muito da assinatura do coreógrafo e da atuação do bailarino se misturam, fazendo de Jahú uma figura marcante na cena da Focus. Marcio atinge uma maturidade e seus desejos modificam também ao longo desses 14 anos, levando-o a se interessar por outras possibilidades e caminhos. Todos os caminhos ligados a arte, certamente, mas trilhados por suas novas descobertas.

DO ARTISTA

Marcio Jahú, artista/bailarino, teve sua formação em dança pela a conceituada escola de dança Centro de Dança Rio - 2004, graduou-se em Licenciatura em Dança pela UniverCidade em 2005, e logo em 2006 ingressou a Focus Cia. de Dança quando conheceu Alex Neoral . Nessa companhia passou 14 anos e pôde se apresentar em mais de 100 cidades brasileira e 11 países. Em 2018 recebeu a indicação de melhor bailarino no primeiro prêmio Cesgranrio de Dança por sua atuação em Still Reick. Paralelamente aos anos na Focus, participou de alguma montagens de outros coreógrafos e companhias de dança, trabalhou em shows e tv, e por último descobriu uma paixão por design de interiores realizando uma formação técnica na área, permitindo-o a levar o seu olhar e vivências artísticas para soluções em projetos arquitetônicos, assinando também alguns dos cenários da própria Focus.
Ao lado de Alex NeoralMarcio desenvolve um trabalho de coreógrafo em premiadas comissões de frente do carnaval carioca, e divide a coordenação e direção artística da Focus - Espaço de Criação. Parceria essa que se desdobra em muitas possibilidades e potências.
 



FICHA TÉCNICA

coreografias e direção de ALEX NEORAL
streaming de JOSÉ VILLAÇA
iluminado por ANDERSON RATO
suporte de MONISE MARQUES
idealizado e dançado por MARCIO JAHÚ?

EVENTO ONLINE VIA YOUTUBE

Este evento acontecerá via Youtube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

Saiba como acessar eventos online

 

Voltar