15/01/2021 - 5 atividades que podem te ajudar a melhorar a performance na dança


1) Ioga

  Para os bailarinos esta atividade é muito mais rica do que parece! No ioga você aprende a trabalhar o corpo e mente, com exercícios de respiração e foco. Isso pode te ajudar muito além da performance física! 

O alongamento de músculos tensionados e o aumento da flexibilidade também são algumas das inúmeras vantagens desta prática milenar!

As “asanas”ou poses são movimentos trabalhados de forma lenta, sempre em conjunto com o ritmo da respiração. Focando na concentração e fluidez dos movimentos. O interessante é que sempre para cada movimento executado, há um esforço de oposição. Dessa forma o corpo é exercitado por completo - sempre seguido de uma contração e expansão.

Atualmente você encontra com muita facilidade na internet tutoriais e dicas gratuitas para praticar Ioga. 

 

2) Treino de resistência

Esta atividade ficou muito estereotipada ao longo do anos - quando pensamos em "treino de resistência" logo nos vem à mente os corpos de fisiculturistas ou pessoas extremamente fortes.  Mas, na verdade, este exercício nada mais é do que qualquer série de movimentos focados em resistir a uma força. 

O objetivo não deve ser aumentar os seus músculos, mas sim sua força para executar - saltos, baterias, poses sustentadas, como os adágios e levantadas. É importante lembrar que: músculos fortes ajudam a prevenir lesões futuras! 

 

3) Treinamento funcional 

Esta é outra atividade que ficou estereotipada com sequências, na maioria das vezes, chatas e repetitivas. Mas, se você pensar bem no termo das palavras, este treinamento nada mais é do que uma atividade para te deixar funcional, ou seja, estar preparado para tarefas diárias do dia-a-dia. 

Estes exercícios geralmente usam o próprio peso do corpo para gerar sobrecarga, por isso você pode incorporar movimentos da sua modalidade de dança para deixar a prática mais leve e gostosa! 

 

4) Natação

Por incrível que pareça de todas as atividades que propomos aqui, a natação pode ser a mais completa para bailarinos! Isso porque ela trabalha o corpo inteiro. A natação pode ser uma ótima opção para bailarinos, já que trabalha os músculos sem impacto. Além disso, a natação requer que você esteja atento a sua respiração - o que é fundamental na vida dos bailarinos! 

Nossa dica é: gosta de praia? já experimentou nadar no mar? É de graça, ao ar livre!  

 

5) Pilates 

Você sabia que Martha Graham e George Balachine estavam entre os primeiros no mundo da dança a reconhecer que o Pilates é uma atividade ótima para bailarinos? 

Na técnica do Pilates você trabalha músculos difíceis de atingir, muito importantes, por exemplo, para os praticantes de Ballet! 

Além disso, o pilates é uma excelente atividade para descobrir e corrigir desalinhamentos do corpo, assim evita-se lesões futuras. 

Ah, vale lembrar que nem todo exercício de pilates requer uma gama enorme de aparelhos. 

Experimente! 

 

Gostou?

Toda semana temos matérias novas por aqui! Acompanhe o nosso BLOG. :) 

 

Voltar