18/02/2021 - TRELA Chamada de Vídeo Arte


A chamada para a exposição de video arte TRELA, tem o objetivo de fomentar a produção artística e cultural, usufruindo da plataforma WordPress para realização dos eventos expositivos e adaptando-se outros modos de visibilizar narrativas estéticas e poéticas no decorrer da pandemia de Covid-19. Assim, realizaremos no site do Coletivo Engasga Gato, a exposição de vídeo intitulada TRELA (substantivo popularmente vinculado a conversas longas e despretensiosas).

Serão aceitos até dois trabalhos (inscrições) por artista, desde que, cada vídeo se enquadre nas categorias: videoarte, vídeo performance, ou animação experimental.

1. DA SELEÇÃO

1.1. Serão aceitos ATÉ 2 (DOIS) trabalhos (inscrições) por artista, desde que, cada vídeo se enquadre nas categorias: videoarte, vídeo performance, ou animação experimental. Para cada vídeo submetido o participante deve efetuar um novo preenchimento deste formulário.
1.2. Caso um inscrito submeta mais do que 2 (DOIS) vídeos, a curadoria irá optar por avaliar APENAS as duas primeiras submissões.
1.3. Trabalhos realizados por uma ou mais pessoas devem informar, no preenchimento do formulário, o nome do grupo (seja ele de artistas, ensino, pesquisa ou extensão) assim como os membros que o compõe. O trabalho deve ser enviado por apenas um dos membros do grupo.
1.4. Idade mínima para participação: 18 anos.
1.5. Serão aceitos trabalhos inéditos e já veiculados anteriormente em outras exposições.
1.6. Vídeos que possuam conteúdos que ferem aos direitos humanos não serão aceitos, como por exemplo: homofobia, racismo, xenofobia, antissemitismo, misoginia, ou qualquer outro tema que fere a moral e a ética.

- A seleção dos trabalhos será realizada por uma comissão composta por membros do Coletivo Engasga Gato e um curador convidado. As obras que não se encaixarem nas diretrizes deste formulário estarão desclassificadas.

2. CARACTERÍSTICAS DA OBRA

2.1. O material emitido deve estar caracterizado como videoarte, vídeo performance ou animação experimental.
2.2. A resolução mínima na qual os arquivos devem ser renderizados é de 1280x720p (HD) independente da resolução original de captação do arquivo, com formato de vídeo em MP4 e taxa máxima de 15mbps.
2.3. Os trabalhos enviados devem ter sido produzidos posteriormente ao ano de 2015.
2.4. O vídeo deve estar disponível no canal do Youtube ou Vímeo do inscrito, em "MODO PÚBLICO" durante todo o período de seleção e exposição, e deve ser compartilhado via link neste formulário.
2.5 As seguintes informações devem constar no vídeo: Nome do artista, título do trabalho, ano de produção. Ressaltamos que os demais dados sobre o trabalho e autor, como sinopse, devem ser inseridos na aba "descrição" nas respectivas plataformas.
2.6. O vídeo deve ter entre 30 (trinta) segundos a 3 (três) minutos.
2.7. Ao preencher e enviar este formulário o(a) participante AUTORIZA a utilização da obra emitida (caso selecionada) durante o período da exposição. Como também AUTORIZA o uso de frames e trecho de até 30s para finalidades de divulgação e documentação da exposição, como por exemplo: divulgação em redes sociais e produção de futuro catálogo, caso ocorra.
 

- INSCRIÇÕES DE 14 DE FEVEREIRO DE 2021 A 14 DE MARÇO DE 2020.
- DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 25 DE MARÇO DE 2020
- ABERTURA DA EXPOSIÇÃO 10 DE ABRIL DE 2021

CRONOGRAMA
– Inscrições: 
até 14 de março/2021, via on-line
– Taxa de inscrição: não
– Premiação: exposição virtual
– Edital + Inscrição: http://bit.ly/3dmc1gx

Fonte: Editais e Afins

Voltar