31/03/2021 - Espetáculo "Tu Maracá! - Brincantes Online" estreia no YouTube e traz o universo do Maracatu


O espetáculo “Tu Maracá! – Brincantes Online” faz duas apresentações nos dias 03 e 04 de abril, às 17 horas, no canal do diretor Ícaro Ramos no Youtube [http://bit.ly/3cZK5gM]. A obra fílmica reúne música, movimentos e visualidade do Maracatu, importante manifestação cultural de Pernambuco, e celebra o mês dedicado à dança.

"TU MARACÁ! – Brincantes Online é a reverberação da minha vivência com maracatus em Recife e Olinda, no período do carnaval de 2015. Tem gente que viaja e dessa viagem se inspira pra escrever um livro ou criar uma música ou etc. No meu caso, eu crei dança. E é dança, é cinema, é música, é brincante! Tudo isso brincando online em casa. Das ruas para as casas e das casas para as telas. ‘Carrego pra onde vou o peso do meu som lotando minha bagagem. Meu maracatu pesa uma tonelada de surdez e pede passagem’, como diria Nação Zumbi”, explica Ícaro Ramos, que assina a direção geral, roteiro e edição do projeto.

Ícaro explica os desafios de produzir virtualmente. “É muito difícil criar uma obra artística através de videochamada: a internet que nem sempre é eficiente, o delay que acontece todo o tempo, o que dificulta bastante encaixar os movimentos com as trilhas sonoras. O não-contato físico é outro fator que compromete a criação artística. Os corpos agora são pixels e a energia trocada é chamada de wi-fi”, conta o diretor.

O filme traz no elenco os intérpretes-criadores Aline Moreira, Guilherme Silva, Heloisa Maria, Iago Gomes, Ícaro Ramos, Marcos Ferreira, Natália Silva, Rhayman Silva e Ruan Wills. Suellen Massena assina o figurino e Leonardo Santos a assistência de direção. Produção de Guego Anunciação e Nanda Rachell como assistente.

 Legado de formação

Em janeiro, três oficinas foram ofertadas para o público geral: Dança do Maracatu de Baque Virado, com Nefertiti Coutinho; Preparação Vocal, com Natielly Santos e Percussão, com Ricardo Costa. Quarenta participantes puderam ter contato com os processos artísticos inseridos no espetáculo.

Protocolos de segurança

Para respeitar as medidas de distanciamento social, necessárias durante a pandemia de coronavírus, as gravações aconteceram separadamente (cada intérprete-criadora em um dia) na Casa de Cultura SoMovimento, no bairro Dois de Julho. Os ensaios também aconteceram à distância, com cada integrante em sua residência.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
Exibição da obra fílmica “Tu Maracá! – Brincantes Online”

Data: 03 e 04 de abril
Horário: sábado e domingo, às 17h}
Plataforma: Canal de Ícaro Ramos no YouTube [http://bit.ly/3cZK5gM]
Mais informações: https://www.instagram.com/tu_maraca/

Voltar