Sobre o Núcleo
O NUTAAN 2025 (Núcleo Taanteatro: Formação, Pesquisa e Criação), atividade do Projeto Da Violência: Fanon, contemplado pela 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, é um programa de formação da Taanteatro Companhia.
Realizados desde 2004, NUTAANs introduzem performers aos conceitos e às práticas criativas da metodologia taanteatro (ou teatro coreográfico de tensões) e resultam na criação de performances teatro-coreográficas em espaços convencionais e/ou não-convencionais urbanos ou naturais.
Nesta edição, o Núcleo é dividido em duas fases com dois meses cada, totalizando quatro meses de duração e 144h de trabalho:
A primeira fase, destinada ao eixo FORMAÇÃO, visa o desenvolvimento das capacidades performativas com base na prática e teoria do teatro coreográfico de tensões ou taanteatro; com ênfase em mitologia [trans]pessoal, devir ancestral, dança decolonial e violência contemporânea (em diálogo com a obra de Frantz Fanon) e ecoperformance.
A segunda fase, dedicada ao eixo PESQUISA-CRIAÇÃO, aprofunda e aplica o trabalho metodológico através da criação de solos baseados nas convergências entre a mitologia pessoal das/dos performers e as ideias-chave de Frantz Fanon. Ambas as fases vêm acompanhadas pela prática de danças ancestrais moçambicanas e pelo estudo de elementos das danças contemporânea e urbana.
Cada artista conclui o programa de quatro meses de treinamentos, estudos e ensaios com a criação de um solo teatro-coreográfico, com duração de até 10 minutos de duração. A título de DIFUSÃO, o conjunto de 12 solos será apresentado publicamente ao final do NUTAAN 2025.
Através deste chamamento público, 12 participantes serão selecionades (via carta de interesse e audição) para participar do NUTAAN 2025, com ajuda de custo mensal.
Histórico:
O Núcleo Taanteatro compartilha um programa intensivo de formação performativa baseado na metodologia do teatro coreográfico de tensões. Criada pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi, essa metodologia orientou cerca de 350 performers na criação de solos apresentados no Brasil e na Argentina. Além disso, os trabalhos do Núcleo resultaram em 15 espetáculos de grande elenco.
CRONOGRAMA PREVISTO – NUTAAN 2025*
Duração: de 12 de março a 07 de julho de 2025, às segundas e sextas-feiras, das 17h às 21h.
Local: espaço na região central de São Paulo, a definir.
Encontros imersivos: 05 de abril; 19 e 20 de abril; 14 e 15 de junho.
Apresentações: de 09 a 13 de julho de 2025.
Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem0Q_aTvMq2q12AdEd2tNQG297zbFFOSSkIyFWqMh_u0zMPA/viewform
*Passível de alterações de acordo com disponibilidade dos espaços e condições climáticas.
FICHA – NUTAAN 2025
N° de participantes: 12 (profissionais e estudantes das artes performativas: dança, teatro, performance).
Seleção: via currículo, carta de interesse e audição/entrevista.
Ajuda de custos: R$ 500,00/mês (mediante comprovação de despesas com alimentação e transporte).
Carga horária total: 144h.
Públicos destinados: artistas de todas as origens, orientações e idades interessadas no teatro coreográfico de tensões e nas temáticas de decolonialidade e ancestralidade. Preferencialmente, artistas afrodescendentes, artistas trans, artistas migrantes e refugiados afrodiaspóricos.
EQUIPE
Coordenação: Mabalane Jorge Ndlozy (coreógrafo e bailarino moçambicano) e Janina Arnaud (artista e educadora da dança)
Coordenação geral e Interlocução dramatúrgica: Wolfgang Pannek
Consultoria Cultural sobre Frantz Fanon e o Caribe: Médrick Varieux
Produção: Mônica Bernardes
ProjetoDa Violência: Fanon, Taanteatro Companhia. Este projeto foi contemplado pela 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.