CCBB Brasília apresenta 16ª Mostra Brasília de 27 a 29 de dezembro

Foto: Carlos Aguiar

A 16ª MOSTRA BRASÍLIA – CELEBRAÇÃO DE 70 ANOS DE CARREIRA DE GISÈLE SANTORO é uma comemoração com a presença de grandes profissionais da dança brasiliense que se reúnem para homenagear Gisèle Santoro, mâitre de ballet, coreógrafa, professora, coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. As histórias de Santoro e sua dança se misturam com a história de Brasília, a começar pelo momento em que dançou no espetáculo comemorativo da inauguração da capital. 

De 27 a 29 de dezembro, o CCBB Brasília oferece ao público uma programação livre para toda família e com estilos de dança diversificados que incluem bate-papo com profissionais da dança, workshops e atrações de videodança e Cias de Danças de diversas modalidades: ballet, dança popular, afro, contemporâneo e danças urbanas. Haverá ainda rodas de conversas e oficias gratuitas com profissionais que se destacam na capital federal.  Este projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e acontece no CCBB Brasília. Todas as atividades são gratuitas, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e/ou na bilheteria do CCBB Brasília.

Confira a programação:

27/12 – SEXTA

16h – Vídeo biográfico sobre a carreira de Giséle Santoro e Roda de conversa com mediação com:  Gisèle Santoro, Yara de Cunto, Edson Beserra, Bárbara Albuquerque, Eduardo Amorim e Júlio César.

18h30 – Oficina de danças urbanas (BSB GIRLS)

20h – Oficina de dança de salão (Ludmila J. F)

28/12 – SÁBADO

9h30 – Oficina de dança afro (Dilo Paulo)

11h – Oficina de dança contemporânea (Bárbara Albuquerque)

19h – Apresentação de vídeo-dança e dos 4 grupos de dança: 1. Ballet de Brasília, 2. Flyer cia de dança, 3. Transições cia de dança e 4. Grupo Under 7.

 29/12 – DOMINGO

9h30 – Oficina de ballet (Giséle Santoro com Assistência de Carol Marcelo)

11h – Oficina de dança contemporânea (Renato Fernandes)

18h – Apresentações Corpo de Baile Noara Beltrami, Foco Cia de Dança, Cia. Have Dreams, Companhia de Dança Corpus Entre Mundos e Cia Mutum

Trajetória – A trajetória de Gisèle inclui dezenas de projetos importantes locais, nacionais e internacionais. Um dos mais bem-sucedidos eventos de dança do Brasil: o Seminário Internacional de Dança teve 30 edições. Uma das atividades desta celebração é a MOSTRA BRASÍLIA que ao longo dos anos cresceu em repercussão e qualidade. Em outubro, a 16ª edição da Mostra Brasília promoverá atrações de dança, além da homenagem à bailarina que também estará ministrando oficina de ballet.

“As ações têm o objetivo de difundir as expressões da dança do DF, destacando os artistas locais, os pioneiros e os da nova geração. Contempla a diversidade da dança, as múltiplas modalidades de estilos, fomentadas e inspiradas pelos projetos de Gisèle ao longo de décadas”, destaca o produtor do evento, Sartory.

Sobre Gisèle Santoro-  Gisèle Santoro conheceu seu futuro marido, o maestro Claudio Santoro (1919 – 1989) em 1962, fortalecendo a parceria pela arte em Brasília. Formada pela Escola de Dança Clássica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, já tinha interesse pela docência quando foi assistente de Leda Iuqui e Berta Rozanova. Iniciou sua docência em Brasília na antiga sede do Bancrevea, cedida pela Direção do Banco de Crédito da Amazônia, até 1965.

Sua atuação profissional como Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora não se restringiu ao Brasil, sendo diversas vezes convidada para trabalhar no exterior, nos mais diversos países, dentre os quais: Itália, Alemanha, França, Áustria, Estados Unidos (New York, Buffalo, Miami, Iowa, Boston e Los Angeles), Austrália (Melbourne, Sidney), dentre outros. 

Gisèle continua resistindo aos desafios do tempo, e atua em diversos projetos relevantes no DF em sua trajetória de 7 décadas. Seu prêmio mais recente foi conquistado em 2023, recebendo da Funarte (MinC) o título de “Mestra das Artes”.

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. 

A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.   

Horários da van:      

Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h   

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h    

Serviço

Local: CCBB Brasília

De 27 a 29 de dezembro

Todas as atividades são gratuitas, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e/ou na bilheteria do CCBB Brasília. 

Classificação indicativa: livre

CCBB Brasília   

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h   
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF – Tel.: (61) 3108-7600   

Fonte: https://visitebrasilia.com.br/noticias/ccbb-brasilia-apresenta-16-mostra-brasilia-este-mes