Foto/Crédito: Sergio Fernandes – T. Paulo Eiro
A Clarin Cia. de Dança ( @clarinciadedanca ) lança seu mais recente projeto, contemplado na 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em uma série de 10 oficinas gratuitas, o grupo proporciona uma imersão no universo da cultura popular brasileira, tendo o Bumba-meu-boi como protagonista. As oficinas ocorrerão até 2025, começando em 5 de dezembro de 2024, no Centro de Referência da Dança (CRD), no Centro Histórico de São Paulo.
A primeira oficina, Oficina – Toque do Bumba-meu-boi, será conduzida por Alysson Bruno (diretor musical) e Vivian Maria (assistente de direção do espetáculo DA COR DE COBE). Durante essa vivência musical, os participantes explorarão os sons e encantos do Bumba-meu-boi, com destaque para instrumentos típicos da festa, como a zabumba e a matraca. A oficina vai ensinar técnicas de canto e dinâmicas percussivas, imergindo o público na energia vibrante da festa e de sua música.
A Oficina – Dança do Bumba-meu-boi, conduzida por Kelson Barros (diretor da companhia), ocorrerá no 11 de dezembro de 2024. Focada na dança, essa oficina ensinará os passos dos personagens centrais do folguedo, explorando os diferentes sotaques do Bumba-meu-boi, como o Zabumba, a Orquestra e o Costa de Mão. A proposta é criar uma experiência que une canto, dança e música, permitindo aos participantes celebrar e vivenciar a rica identidade cultural do Maranhão.
Cada oficina será dividida em dez encontros de 2 horas, totalizando 10 horas de imersão por oficina, com 25 vagas disponíveis por grupo, somando 225 vagas totais. Essas oficinas representam uma oportunidade única de se conectar com as tradições do Bumba-meu-boi e a cultura popular brasileira.
Essas atividades fazem parte do projeto “TERRA DE ÁGUAS E CAZUMBAS”, que propõe releituras poéticas do auto do Bumba-meu-boi, explorando o amor, a religiosidade e os desafios humanos dentro da magia do folguedo maranhense. O projeto mistura o real e o encantado, criando experiências únicas e profundas sobre uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil.
Sobre a Clarin Cia. de Dança
A Clarin Cia. de Dança, dirigida pelo maranhense Kelson Barros, segue sua trajetória de pesquisa e valorização da dança popular brasileira, buscando provocar reflexões sobre nossa cultura e tradições. Formada por artistas com vivências em capoeira, breaking, balé, passinho, funk e outras danças brasileiras, a companhia se dedica à experimentação e fusão de diferentes estilos, sempre com a cultura popular como base para suas criações.
Com o compromisso de transformar questões contemporâneas em arte, a Clarin Cia. de Dança acredita que a dança é um poderoso instrumento de transformação social. Além de se apresentar em palcos importantes, a companhia recebeu prêmios e indicações significativas, como o Prêmio APCA de Melhor Trilha Sonora (2023) pelo espetáculo Fênix – Onde Nascem os Sonhos, Melhor Espetáculo de Dança (2021) com OU 9 OU 80, e, com Da Cor de Cobre, foi indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023) e ao Melhor Figurino APCA (2022).
SERVIÇO: Oficinas “Da Cor de Cobre”
Sinopse: As oficinas oferecem uma experiência imersiva que celebra a identidade e as tradições do Maranhão, conectando passado e presente de forma vibrante e poética.
Data das Oficinas: 05 de dezembro, das 19h às 21h e 11 de dezembro de 2024, das 15h às 17h
Local: CRD – Centro de Referência da Dança (Galeria Formosa, Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro Histórico de São Paulo, SP)
Vagas: 25 por oficina
Duração: 2 horas por encontro
Inscrições: Gratuitas e limitadas
Classificação: Livre
Link de inscrição para a Oficina Toque do Bumba Meu Boi: https://forms.gle/ibDzPmdSUphq6QxPA
Link de Inscrição para a Oficina Dança do Bumba Meu Boi: https://forms.gle/vWh7YsykzKKJEZLz9
Para mais informações, acesse:
Instagram: @clarinciadedanca
Facebook: Clarin Cia de Dança
Site: clarinciadedanca.wixsite.com