Com o tema “Inteligência e Conhecimento”, Abril pra Dança 2025 recebe mais de 40 atrações de dança em 21 locais

Foto: “Pequena Coreografia do Adeus”/Divulgação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, anuncia a edição 2025 do Abril pra Dança, festival que marca presença no calendário de eventos da cidade desde 2017, celebrando a sexta arte com uma vasta programação gratuita nos equipamentos culturais municipais, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, no dia 29 de abril. A 8ª edição do festival, com o tema “Inteligência e Conhecimento”, enaltece a dança como expressão artística que transmite conhecimento e conta histórias, ressignificando a forma como absorvemos as informações em meio a um mundo tão conectado. São mais de 40 atrações que chegam em 16 equipamentos e em mais 4 logradouros e praças públicas entre os dias 2 e 29 de abril.

O Abril pra Dança 2025 abre sua programação com o emocionante espetáculo “O diário de duas bicicletas”, do Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. A apresentação interativa convida o público a um mergulho na cultura popular brasileira, combinando dança, música ao vivo e uma dramaturgia urbana carregada de simbolismos. A primeira sessão acontece no dia 2 de abril, às 12h, nas Escadarias do Theatro Municipal de São Paulo; já no dia 4 de abril, às 18h, a performance chega à Praça Brasil, promovendo o compartilhamento de saberes e a valorização da dança como exercício de cidadania.

Foto da atração

A temporada estreia nos equipamentos culturais da SMC no Teatro Arthur Azevedo, no Alto da Mooca, com “Pequena Coreografia do Adeus”, que promete uma experiência intensa e reflexiva. Livremente inspirada na obra de Aline Bei, a montagem do grupo Viramundo leva ao palco uma investigação sobre as relações familiares, alternando entre dor e celebração. Com apresentações nos dias 4 e 5 de abril, às 21h, e no dia 6 de abril, às 19h, a coreografia flamenca cria um espaço de encontro entre emoções e corporeidade, ressignificando afetos e memórias em uma dança carregada de significado

No dia 6 de abril, às 11h, o público infanto-juvenil está convidado ao “Poemas Cinéticos”, da companhia Lagartixa na Janela, na Casa de Cultura Butantã. Esta performance infantil propõe uma interação sensível entre corpo e espaço urbano, transformando praças e parques em um grande quintal de criação. A magia da dança segue para a Casa de Cultura Brasilândia no dia 10 de abril, às 15h, proporcionando um ambiente lúdico e imaginativo tanto para crianças quanto para adultos, que são convidados a redescobrir os espaços através do movimento.

Foto da atração “Mané Boneco”. (Foto: Divulgação)

Também no dia 6, às 14h, é a vez de “Mané Boneco”, do grupo Zumb.boys, encantar o Parque da Independência. Inspirado no brinquedo tradicional “Mané Gostoso”, o espetáculo mistura dança e ludicidade, promovendo uma experiência interativa e afetiva para o público infantil. A obra retorna posteriormente no último dia de festival, no dia 29 de abril, às 12h, na Praça do Patriarca, trazendo sua energia contagiante para o coração histórico de São Paulo, fortalecendo o laço entre brincadeira, movimento e memórias afetivas compartilhadas.

Os teatros municipais Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e Cacilda Becker; os Centros Culturais CCSP, Teatro Flávio Império, Tendal da Lapa, Olido e Vila Formosa; a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato; Praça das Artes; as unidades das EMIAs; e as Casas de Cultura Guaianases, Hip Hop Leste e São Mateus entram na dança, recebendo programações de diferentes subgêneros da linguagem, entre eles a Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.

A agenda completa do Abril pra Dança já está em nosso site. Acompanhe pelas redes sociais. Programação sujeita à alteração.

Serviço:

Abril pra Dança 2025
Dias 2 a 29 de abril
Ingressos gratuitos
Programação completa clicando aqui.

Fonte: https://capital.sp.gov.br/