De espetáculos a palestras, confira a programação da 3ª Bienal Criança desta semana em Fortaleza

Foto/Crédito: “Meu Lugar” /©Benedicte

Com Seminário de Dança e Políticas Públicas Culturais na Infância, no canal da Bienal de Dança no YouTube, e espetáculos nos Cucas, Jangurussu, José Walter, Mondubim e Barra, nesta terça-feira (22), a 3ª Bienal Criança dá continuidade à programação em Fortaleza, que se estende até sábado (26) em diversos espaços. 

Entre as ações formativas, na segunda-feira (21), pela manhã, crianças do Studio de Dança Aline Rodrigues, no Vicente Pinzon, vão se encontrar de forma online com crianças de uma escola de ensino fundamental de Gennevilliers, cidade situada nos arredores de Paris. Nesse intercâmbio virtual, as crianças de um lugar vão propor frases coreográficas para as crianças do outro país, resultando, em Fortaleza, em um trabalho que será apresentado no dia 25 no Teatro Dragão do Mar.

Parte integrante da VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par, a 3ª Bienal Criança teve início no dia 11 deste mês. De lá pra cá, já realizou atividades em Trairi, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza. Além da capital, até sábado (26) terá passado também por Juazeiro do Norte e Pacatuba. Ao todo, esta edição abrange mais de 90 atividades entre apresentações artísticas, oficinas, workshops, seminário, mostra de vídeos e visitas guiadas. Tudo com acesso gratuito.

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA SEMANA:

– Seminário Dança e Políticas Públicas Culturais na Infância 

Foto

Nos dias 22 e 23, em Fortaleza, acontecerá o Seminário de Dança e Políticas Públicas Culturais na Infância, com palestras às 10h e às 11h, transmitidas ao vivo no canal da Bienal Internacional de Dança do Ceará – YouTube, direto da Universidade Federal do Ceará.

No dia 22, às 10h, a artista e pesquisadora Isabel Botelho, que em junho lançou o livro “Dança de Situação: Um Olhar para a Dança a partir das Políticas Públicas em Fortaleza” (Editora 7letras), profere a palestra “Dança de situação: acesso na infância às políticas públicas culturais ligadas à dança”. Às 11h, o tema será “CEDECA Ceará: Aspectos jurídicos e instrumentos de luta contra violência de gênero nas infâncias”, com Paloma Luciano do Nascimento.

No dia 23, Fran Teixeira e Clarice Lima, respectivamente diretoras dos espetáculos “Alie e as estrelas” e “Água Viva”, ambos coprodução com a 3ª Bienal Criança, conversam às 10h sobre “Percursos de Criação”, com a mediação de João Paulo Pinho, diretor executivo da Bienal Criança. E às 11h, a Coordenadora de Políticas para as Artes da Secult Ceará, Selma Santiago, fala sobre “Políticas públicas estaduais de incentivo à criação artística”.

ONDE E QUANDO: 

Dia 22, às 10h e às 11h – canal da Bienal de Dança no YouTube

Dia 23, às 10h e às 11h – canal da Bienal de Dança no YouTube

– “L’Homme V.” da Cie 3.6/3.4 (FRANÇA)

Foto

É uma performance acrobática e de dança para BMX e violoncelo. Desde que começou no BMX e se tornou campeão francês e vice-campeão mundial, Vincent Warin desenvolveu uma pesquisa artística através da virtuosa exploração dos movimentos e da relação que pode existir entre um homem e uma bicicleta, entre um homem e uma máquina. Ele ajudou a levar o BMX para o campo da arte, dança, circo e teatro. A vinda da companhia à Bienal Criança é resultado de uma relação bilateral da Bienal de Dança com a França, que deverá se estender com outras ações em 2025, ano do Brasil na França.

ONDE E QUANDO: 

Dia 22, às 15h, no Cuca Barra

Dia 23, às 17h30, na Calçada do Theatro José de Alencar

Dia 24, às 17h30, na Calçada do Theatro José de Alencar

– “Água Viva”, de Clarice Lima, com Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes (CE) 

Foto

Água Viva”, uma dança para crianças de todas as idades, é fruto do encontro intergeracional de três artistas da dança cearense, aproximando suas danças e seus universos imagéticos das infâncias. Este é um dos quatro espetáculos da 3ª Bienal Criança que resultaram do projeto “Percursos de Criação”, realizado pela Bienal de Dança em todas as suas edições. Através dele, a Bienal dialoga com uma companhia ou coletivo cearense que tem uma carreira já estabelecida na cena local ou nacional, encomendando ou colaborando para a criação de um novo trabalho. Em algumas criações, um coreógrafo ou diretor é convidado a trabalhar em parceria, gerando um novo produto cênico. 

ONDE E QUANDO:

Dia 22, às 15h, no Cuca Mondubim

Dia 23, às 15h, no Cuca Pici

– “A Viagem de um Barquinho”, do Pavilhão da Magnólia (CE)

Foto

Adaptação da obra de Sylvia Orthof, com o Pavilhão da Magnólia e o diretor convidado Miguel Vellinho. Este trabalho é um dos quatro que resultaram do projeto “Percursos de Criação”, da 3ª Bienal Criança. Nos seus 19 anos de trajetória, o grupo se consolida como um dos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que se compreende por teatro para adultos e para as infâncias. 

ONDE E QUANDO: 

Dia 23, às 9h e às 15h, no Cuca Mondubim

– “Kdeiraz”, de Natália Mendonça (PORTUGAL)

Foto

Natália Mendonça e Josefa Pereira apresentam este espetáculo que aborda a relação com diferentes tipos de cadeiras. As artistas deparam-se com cadeiras comuns e fantásticas e tentam descobrir quais as possibilidades de brincadeiras que cada uma, com a sua forma e personalidade. Uma cadeira aranha gigante, outra que se esconde, outra que quebra e uma cãodeira. Ela pode virar montanha, violão, bicho. Pode ser perigosa ou aconchegante. Pode ter movimentos próprios e quem sabe… até voar. Aqui, a cadeira é protagonista nessa viagem e a grande propulsora de experimentações sem fim!

ONDE E QUANDO: 

Dia 23, às 15h, na Praça do Ferreira

Dia 24, às 15h, no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU), em Pacatuba

Dia 25, às 15h, no Cuca Barra 

– “Rara”, do grupo No Barraco da Constância Tem! (CE) 

Foto

Levando para dentro da caixa cênica uma pirâmide como aquilo que sabemos e aquilo que jamais poderemos saber, “Rara” propõe imergir relações presentes no lugar fronteiriço entre o saber e o não-sabido, o identificável e o não-identificado. O espetáculo busca rearranjar os sentidos do identificável, provocando outros modos de recepcionar o já conhecido; na busca por diminuir as distâncias e realizar outros agrupamentos, ampliando as possibilidades de diverso e fazendo surgir outras histórias. O espetáculo tem direção, dramaturgia e interpretação de Honório Félix e William Pereira Monte.

ONDE E QUANDO:

Dia 23, às 15h, no Cuca José Walter

Dia 24, às 15h, no Cuca Jangurussu

Dia 25, às 15h, no Cuca Mondubim

– “Fica Comigo” do grupo Ateliê do Gesto (GO) 

Foto

Novo espetáculo cênico contemporâneo dedicado ao público infantil dirigido por Daniel Calvet, do grupo Ateliê do Gesto, de Goiânia, Goiás, concepção dele e de João Paulo Gross. Dentro de uma atmosfera lúdica, romântica e bem-humorada, o espetáculo emociona crianças e adultos através de um mergulho nas memórias que guardamos ao longo das nossas vidas. Um convite para se aventurar no imaginário de um antigo Guardador de Memórias que guarda suas lembranças em caixas através de gestos que se transformam em danças.

ONDE E QUANDO: 

Dia 25, às 15h, no Cuca Jangurussu

Dia 26, às 18h, no Teatro Dragão do Mar

– “Pien”, resultado da residência artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor, com o Curso Técnico em Dança Escola Porto Iracema das Artes (RN/CE)

Foto

No conjunto das línguas originárias às quais nomeamos Tupi, reencontramos o Pien como coração simbólico para esta dança que parece dar um nó e torcer, em espiral, o tempo desenfreado do mundo adulto. Com pesquisa desenvolvida por Alexandre Américo (artista com TDAH), ex-diretor artístico da Cia. Giradança, e Pedro Vitor (PCD-TEA), ambos da TORTA Plataforma de Arte Expandida (RN), a partir do mergulho nas paisagens da neuro divergência, esta peça é a instauração processual e reencantada da relação desses artistas e suas jornadas pessoais de compreensão do que se entende por neurodiversidade e seus modos de ser.

ONDE E QUANDO:

Dia 24, às 15h, no Cuca Mondubim

Dia 25, às 15h, no Cuca José Walter

Dia 26, às 18h, na Praça Mais Infância, em Pacatuba 

– “R.Encontros”, resultado da residência artística de Fanny Vignals (FRANÇA)

Foto

“R.Encontros” é o resultado da Residência Artística que Fanny Vignals conduz com alunos do Studio de Dança Aline Rodrigues, de Fortaleza. A artista francesa define “R·Encontros” como passarelas coreográficas entre Brasil e França em torno do potencial da dança no contexto de prevenção às violações dos direitos da criança e do adolescente. Este projeto conectará alunos da escola de dança de Fortaleza, situada no bairro Vicente Pinzon, e de uma escola de ensino fundamental de Gennevilliers, cidade situada nos arredores de Paris. Nesta segunda-feira (21), pela manhã, os participantes dos dois países farão um intercâmbio virtual, onde as crianças de um lugar vão propor frases coreográficas para as crianças do outro país. Em ambos os lados, a coreógrafa Fanny Vignals vai colaborar com profissionais locais de prevenção de violências.

Este projeto bilateral, conduzido por Fanny Vignals, é uma produção da Companhia Ona Tourna – Gennevilliers (Hauts-de-Seine, França) em coprodução com Consulado da França em Recife / Embaixada da França no Brasil, Bienal Internacional de Dança do Ceará – VIII Bienal De Par Em Par – 3ª Bienal Criança, Serviço de Relações Internacionais da Cidade de Gennevilliers, França, e Direção dos Serviços Departamentais da Educação Nacional – PACTE (Projeto Artístico e Cultural em Território Educativo).

ONDE E QUANDO: 

Dia 25, às 18h, no Teatro Dragão do Mar

–  Solo “Meu Lugar”, de Fanny Vignals (FRANÇA)

Foto

Palestra performada onde a coreógrafa francesa conta sua trajetória entre culturas, danças contemporâneas e tradições afro-brasileiras. “De onde vem meu corpo? Quais são as culturas que o constituem? Entre dois continentes, entre artes, entre espaços sagrados e seculares, entre danças que me habitam, que lugar é esse de onde falo, esse lugar de onde danço?”. Seus encontros com as tradições populares desse país, e depois com a espiritualidade e a profundidade das danças do candomblé transformaram e politizaram sua carreira. 

ONDE E QUANDO: 

Dia 25, às 18h, no Teatro Dragão do Mar

QUEM FAZ 

Apresentada pelo Ministério da Cultura e a Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – Bienal Criança é uma realização da Indústria da Dança e do Governo Federal – União e Reconstrução, tendo como patrocinadores Energia Pecém e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Complexo do Pecém, Governo do Ceará por meio da Cegás, da Secretaria da Cultura do Ceará, do Instituto Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes e Theatro José de Alencar.  O projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança, em Paracuru; do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos, em Pacatuba; Coletivo Ramas; Prefeitura de Pacatuba; Prefeitura de São Gonçalo do Amarante; Prefeitura de Trairi; Prefeitura de Fortaleza; Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte; Rede CUCA; CEDECA Ceará; Centro Cultural Banco do Nordeste; Rede Ibero-Americana de Videodança; L’Abri; e Universidade Federal do Ceará (UFC). A Bienal Criança integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede FACE. 

SERVIÇO

VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – 3ª Bienal Criança – De 11 a 26 de outubro de 2024 em Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Pacatuba e Juazeiro do Norte. A programação completa pode ser consultada no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: contato@bienaldedanca.com. Toda a programação tem acesso gratuito. 

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM FORTALEZA

22/OUT (TERÇA-FEIRA)

9h30 e 15h – Cuca Jangurussu: “João Preguiça” – Cia Prisma de Artes

15h – Cuca José Walter: “Alie e as estrelas” – Percurso de Criação do Teatro Máquina

15h – Cuca Mondubim: “Água Viva” – Percurso de Criação de Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes

15h – Cuca Barra: “L’Homme V.” – Vincent Warin – Cie 3.6/3.4 (França)

23/OUT (QUARTA-FEIRA)

9h e 15h – Cuca Mondubim: “A Viagem de um Barquinho” – Percurso de Criação do Pavilhão da Magnólia

15h – Cuca José Walter: “Rara” – No Barraco da Constância tem!

15h – Cuca Jangurussu: “Lança” – Corpo Artístico Jovem de Dança da Vila das Artes 

15h – Cuca Pici: “Água Viva” – Percurso de Criação de Clarice Lima, Cláudia Pires e Rosa Ana Fernandes

15h – Praça do Ferreira: “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)

17h30 – Calçada do Theatro José de Alencar: “L’Homme V.” – Vincent Warin – Cie 3.6/3.4 (França)

24/OUT (QUINTA-FEIRA)

15h – Cuca José Walter: “Lança” – Corpo Artístico Jovem de Dança da Vila das Artes 

15h – Cuca Jangurussu: “Rara” – No Barraco da Constância tem!

15h – Cuca Mondubim: “Pien” – Resultado da Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes

15h – Cuca Pici: “João Preguiça” – Cia Prisma de Artes

17h30 – Calçada do Theatro José de Alencar: “L’Homme V.” – Vincent Warin – Cie 3.6/3.4 (França)

19h – Theatro José de Alencar: “FAVELA: O Boom do Vixxi!” – Centro Cultural Bom Jardim

25/OUT (SEXTA-FEIRA)

15h – Cuca José Walter: “Pien” – Resultado da Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes

15h – Cuca Jangurussu: “Fica Comigo” – Ateliê do Gesto (GO)

15h – Cuca Mondubim: “Rara” – No Barraco da Constância tem!

15h – Cuca Pici: “Napoleão” – Pavilhão da Magnólia 

15h – Cuca Barra: “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)

18h – Teatro Dragão do Mar: “R.Encontros” – Resultado da Residência Artística de Fanny Vignals com o Studio de Dança Aline Rodrigues; e “Meu Lugar” – Solo de Fanny Vignals (França)

19h – Theatro José de Alencar: “Volúvel” – Centro Cultural Bom Jardim; e “Ondas de Fuga” – Vila das Artes 

26/OUT (SÁBADO)

17h – Teatro B. de Paiva: “Ondas de Fuga” – Vila das Artes

18h – Teatro Dragão do Mar: “Fica Comigo” – Ateliê do Gesto (GO)

* VISITA GUIADA: 20 minutos antes de cada apresentação nos equipamentos da Rede CUCA

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM PACATUBA

21/OUT (SEGUNDA-FEIRA)

18h – Sobrado da Abolição: “Bzzz…” – Resultado da Residência Artística de Rosa Primo e Jônatas Joca com crianças de Pacatuba

23/OUT (QUARTA-FEIRA)

15h – Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU): “Mistérios de Fim-Fim” – Fátima Macedo

24/OUT (QUINTA-FEIRA)

15h – Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU): “Kdeiraz” – Natália Mendonça (Portugal)

26/OUT (SÁBADO)

18h – Praça Mais Infância: “Pien” – Residência Artística de Alexandre Américo e Pedro Vitor com CTD Escola Porto Iracema das Artes

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DA SEMANA EM JUAZEIRO DO NORTE

24/OUT (QUINTA-FEIRA)

15h – CCBNB Cariri: “O Barquinho e o Seu Pescador” – Evan Teixeira (CE)

25/OUT (SEXTA-FEIRA)

15h – CCBNB Cariri: “Mistérios de Fim-Fim” – Fátima Macedo (CE)