Foto: Divulgação
De 31 de março a 4 de abril, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil recebe o intercâmbio da Escola de Dança da Universidade de Oklahoma (The University of Oklahoma School of Dance). Durante esse período, o professor Glenn Edgerton e seis alunas da universidade participam da rotina acadêmica da Escola Bolshoi.
Essa experiência promove uma rica troca cultural, proporcionando às alunas americanas a imersão na metodologia da Escola Bolshoi e no universo da dança no Brasil. Elas farão as aulas ao longo da semana como verdadeiras alunas da instituição, acompanhando a turma do 8º ano em disciplinas como Dança Clássica, Dueto e Dança Contemporânea. Além disso, terão contato com as Danças Brasileiras, ampliando seu repertório artístico e conhecendo a diversidade cultural do país.
Ao mesmo tempo, os alunos da Escola Bolshoi terão a oportunidade de aprender com Glenn Edgerton, renomado professor e coreógrafo, que conduzirá aulas de Dança Clássica e Dança Contemporânea para as turmas de 7º e 8º anos, além da Companhia Jovem. Essa vivência fortalece a internacionalização da formação artística, preparando os estudantes para carreiras globais na dança. Segundo Valdir Steglich, no planejamento estratégico da Escola Bolshoi, ações que envolvam experiências internacionais são essenciais para a profissão dos alunos e para a visibilidade da instituição. “Esse intercâmbio faz parte da iniciativa de estabelecer projetos com outros países, fortalecendo o reconhecimento internacional da Escola Bolshoi”.
Na sexta-feira, Edgerton ministrará uma palestra para os alunos da Escola Bolshoi, às 11h15 e 17h15, compartilhando sua trajetória, apresentando o trabalho da Universidade de Oklahoma e discutindo o mercado da dança nos Estados Unidos.
Escola de Dança da Universidade de Oklahoma
A Escola de Dança da Universidade de Oklahoma foi fundada em 1961 pelos bailarinos Miguel Terekhov e Yvonne Chouteau, do Ballet Russe de Monte Carlo, a pedido da Universidade de Oklahoma. Com rápido crescimento, tornou-se referência nacional, sendo elevada a Escola de Dança em 1998. A instituição mantém forte foco em performance e abriga duas companhias ativas: Oklahoma Festival Ballet e Contemporary Dance Oklahoma, consolidando-se como um centro de excelência na formação de bailarinos e coreógrafos.
Atualmente, uma ex-aluna da Escola Bolshoi, formada na turma de 2020, é aluna da Universidade de Oklahoma no curso de Pedagogia do Ballet. Vitória Correia é natural de Tabuão da Serra/SP e após sua formatura ingressou na Cia. Jovem Bolshoi Brasil e em seguida foi aprovada pela universidade. “Estou muito feliz com a oportunidade de estudar nos Estados Unidos e, principalmente, de ampliar minha formação na área da dança. Fico ainda mais feliz em saber que, agora, as bailarinas da universidade estão em Joinville, vivenciando a mesma experiência que tive”, comenta a bailarina.
Glenn Edgerton
É um renomado bailarino, professor e diretor com uma carreira internacional de destaque. Foi integrante do The Joffrey Ballet e do Nederlands Dans Theater (NDT), onde dançou papeis principais sob a orientação de grandes nomes como Robert Joffrey, Gerald Arpino e Jiří Kylián.
Após encerrar sua carreira nos palcos, tornou-se diretor artístico executivo do NDT 1, liderando a companhia por uma década. Também dirigiu o Colburn Dance Institute e, de 2009 a 2020, foi diretor artístico do Hubbard Street Dance Chicago, promovendo a expansão da companhia globalmente.
Em 2017, recebeu um Doutorado Honorário em Artes pelo California Institute of the Arts. Atualmente, é Professor Associado na Universidade de Oklahoma, onde ensina balé com ênfase no repertório de Jiří Kylián e Gerald Arpino.
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil, a Escola está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A instituição busca a melhor formação e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Caixa, Philco, Diamante Energia, Whirpool, Aurora, BRDE, Engie, Havan, Nidec, Supermix, TKE, Ventisol e demais Amigos que contribuem com a arte no país.
SERVIÇO:
Intercâmbio da Universidade Oklahoma
Quando: 31 de março a 4 de abril
Onde: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil