‘Conto de Natal’ de Dalal Achcar abre temporada natalina na Cidade das Artes de 7 a 17/11

Foto/Crédito: Divulgação

O tradicional espetáculo de fim de ano, “Conto de Natal – Um Ballet de Dalal Achcar”, vai acontecer, pela primeira vez, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, entre os dias 7 e 17 de novembro. Esta é a sexta temporada da montagem, produzida pela Aventura, dos sócios Aniela Jordan e Luiz Calainho, e já foi vista por mais de 40 mil pessoas. Ao todo, são cerca de 70 bailarinos, sendo 20 crianças, além da participação do bom velhinho, isso mesmo, o Papai Noel também está presente na mágica encenação que vai abrir a temporada natalina na cidade maravilhosa. O espetáculo tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale.

Com concepção, coreografias e direção geral da consagrada bailarina e coreógrafa Dalal Achcar, a montagem apresenta a história da menina Flora, que junto aos seus amigos, espera pelo Papai Noel na véspera de Natal. Porém, as crianças não aguentam de sono e dormem. Como num passe de mágica, são transportadas para o Polo Norte, numa imensa floresta de pinheiros, coberta de neve. Símbolos natalinos e brinquedos ganham cor e vida. Cristais, flocos e bonecos de neve dançam, celebrando o inverno e a chegada do Natal. O Príncipe das Neves dá as boas-vindas e mostra o caminho para o Reino de Papai Noel. Assim começa a aventura das crianças pelos reinos da neve e da fantasia. Todos juntos vão distribuir alegria nas ruas e lares dos continentes, levando a principal mensagem do espírito de Natal: a esperança. 

“O Conto de Natal é o programa perfeito para a família, para representar e inspirar o espírito natalino. É o espetáculo que abre a temporada no Rio de eventos de arte e cultura para o fim do ano. Queremos cobrir a Cidade das Artes com esse espírito de união, alegria e paz”, conta Dalal.

A trilha sonora passeia por grandes clássicos, desde Johann Strauss, passando por Riccardo Drigo e Jacques Offenbach, até o brasileiro Marcus Viana. As composições apresentam movimentos, cores, luzes e formas, envolvendo a Cidade das Artes no clima natalino. A principal intenção é reforçar, para crianças de todas as idades, a importância de valores preciosos como o afeto, a empatia, a amizade e o respeito, em busca de um mundo sem guerras, mais justo e fraterno, onde a generosidade supera a ganância, a tolerância supera a ira e o sorriso devolve o amor.

“Quero oferecer um presente para a cidade, um espetáculo leve e para toda a família. Pretendo trazer a criança que ainda existe em nós à tona, mexer com as emoções e a capacidade de sonhar. É um programa tradicional de fim de ano para crianças, pais e avós”, comenta Dalal, uma das principais referências do ballet clássico nacional e internacional. 

A Cia de Ballet Dalal Achcar é apresentada pelo Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, e produção da Aventura, por meio da Lei Federal de Incentivo à cultura, liderada por Aniela Jordan (Presidente e diretora Artística) e por Luiz Calainho (Diretor de marketing e negócios).

Dalal Achcar (Bailarina e coreógrafa)

Bailarina, professora e coreógrafa, Dalal nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou os estudos de balé com Pierre Klimov e teve grande influência artística de Madame Maria Makarova. Aprimorou os conhecimentos em Paris, Nova York e Londres.

Dalal Achcar tornou-se, por suas diversas atividades e pelo trabalho dinâmico, a mais importante educadora de dança do Brasil. Como coreógrafa, sua carreira inclui balés apresentados em vários centros internacionais, como Los Angeles, São Francisco, Nova York, Hamburgo, Stuttgart, Tóquio, Havana e Santiago.

À frente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e de seu Corpo de Balé, Dalal estabeleceu a tradição de apresentar produções de alta qualidade técnica e artística, como os Festivais de Inverno, O Quebra Nozes, Coppélia, Giselle, D. Quixote, Floresta Amazônica, entre outros tantos, além de ser responsável pela vinda de importantes companhias de dança do mundo, como o Royal Ballet de Londres e o Ballet da Ópera de Paris, formando um público de centenas de milhares de pessoas que regularmente comparecem aos espetáculos.

Dalal criou várias coreografias premiadas, entre as quais O Quebra Nozes (considerado pela crítica internacional uma das melhores montagens desse ballet). Don Quixote, Abelardo e Heloisa e Something Special, apresentada em vários centros culturais internacionais. Apaixonada pela dança e pela questão da educação, Dalal sempre viu o Brasil como um país com imensa capacidade para se tornar um expoente mundial.

Cia de Ballet Dalal Achcar 

A Cia de Ballet Dalal Achcar baseia a trajetória em mais de 50 anos de história ligada à dança de sua fundadora, a diretora e coreógrafa Dalal Achcar, começando em 2001, quando ela criou a Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, dando oportunidade aos jovens talentos de ingressar no mercado de trabalho nacional e internacional.

A Cia Jovem tornou-se a semente que, muito bem plantada, cresceu e deu frutos, sendo um deles o projeto “A Dança como Poder de Transformação”, onde a Cia de Ballet Dalal Achcar está trabalhando lado a lado com os jovens talentos do projeto social. 

A Cia BDA é formada por 18 bailarinos profissionais das mais variadas origens, que trazem em sua bagagem o amor pela dança e muitas histórias para compartilhar e dançar.

No trabalho da companhia, Dalal une a técnica e a arte com personalidade, emoção e identidade, acreditando que todo o processo na humanidade passa pelo afeto. 

Afeto em sua forma ampla: infiltrando, despertando e levando as pessoas a se aventurarem nessa grande viagem que é a fruição.

O repertório é trabalhado de forma universal, com clássicos e contemporâneos, criados por renomados coreógrafos nacionais e internacionais, sem esquecer do trabalho experimental, que traz o futuro, o novo.

Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Aventura

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, números que não param de crescer.

Serviço:

Conto de Natal – Um Ballet de Dalal Achcar 
Local: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300 Barra da Tijuca
Dias: de 07 a 17 de novembro
Horários: Quintas e sextas-feiras – 20h30 / Sábados – 17h e 20h30 / Domingos – 17h
Vendas:https://bileto.sympla.com.br/event/98504/d/279329?_gl=1*umir9e*_gcl_au*MTQ5Mzc1NjcxNC4xNzI5MDAyMDU1*_ga*NjY2ODY1NTMwLjE3MjkwMDIwNTU.*_ga_KXH10SQTZF*MTcyOTAwMjA1NS4xLjEuMTcyOTAwMjUzNC40NS4wLjE4MzU1Mzg3NDE 
Valor: entre R$18,00 e R$90,00
Classificação: Livre
Duração: 1h15 (com intervalo)