No dia 20 de novembro, “A VOGAL EA Lei” encerra o G20 no Parque das Ruínas

Foto: Divulgação

A esquete de dança-teatro “A Vogal EA Lei” será uma das atrações no evento de encerramento do G20, que acontecerá no Parque das Ruínas, na próxima quarta-feira, dia da Consciência Negra. A performance une elementos da dança, teatro, música e artes visuais, com ficha técnica composta exclusivamente por alunos da UNIRIO.

“A Vogal EA Lei” é um experimento cênico de multilinguagem que intercambia teatro, dança, performance, música e artes plásticas. Nascido dentro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o experimento idealizado pelo artista Plínio Morais, busca relacionar a ancestralidade da vogal (primeira forma de expressão oral desenvolvida pelo ser humano) com as leis da natureza. Na cena, um centro gravitacional representado por um ventilador prateado, faz com que balões vermelhos, elásticos, triângulos azuis e performers orbitem em cena. A cena recebeu os prêmios de melhor cenografia, melhor figurino e as indicações de melhor direção de movimento e melhor iluminação no 14º FESTU e foi finalista no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto.

O evento faz parte da programação de ocupação do Parque Glória Maria (Parque das Ruínas), organizada pelo Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura, que acontece entre os dias 12 e 20 de novembro, para o evento G20 – Diálogos para o Planeta. O evento inclui uma exposição de arte, apresentando a Pré-Bienal Amazônia, com o tema “Somos Todos Amazônia – por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, com curadoria de Alcinda Saphira.

Serviço:

Encerramento G20 – “A Vogal EA Lei”
Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Data: 20/11/2024
Hora: 16h30
Entrada: Gratuita

Ficha técnica:

Direção e dramaturgia original: Plínio Morais
Preparação vocal: Plínio Morais
Direção de movimento: Vinicius Rigo
Preparação corporal e coreografia: Paula Caldas
Produção: Mariane Chamarelli / Ari Areia
Ass. Produção: Lorena Braga
Cenografia e iluminação: Lara Aline
Direção de arte: Mariane Chamarelli e Plínio Morais
Assistentes de cenografia: Mariane Chamarelli / Eduarda Marques
Figurino e caracterização: Rian Oak
Assistente de figurino: Gisele Lyra
Sonoplastia original: Nigga Albuquerque
Elenco: Plínio Morais / Vinícius Rigo / Paula Caldas / Lenita Magalhães / Aquarela Neves / Julia Emilene