04/09/2018 - VI Bienal Internacional de Dança do Ceara de Par em Par. O evento acontece de 19 a 28 de outubro de 2018 e vai ocupar diversos espaços importantes dentro e fora da Capital Cearense.


VI Bienal Internacional de Dança do Ceara de Par em Par confirmou a apresentação de Linn da Quebrada. A artista multimídia é atração no dia de abertura da edição de 10 anos da Bienal. A informação foi confirmada, em primeira mão, pelo diretor-geral do festival, David Linhares. O evento acontece de 19 a 28 de outubro de 2018. Gratuito.

A abertura, no dia 19 de outubro às 21 horas, será no Theatro José de Alencar, com o espetáculo “Antes“, de Guilherme Monteiro, pela primeira vez no Brasil. Já a festa será no Teatro São José, com o DJ Guga de Castro e Linn da Quebrada, a partir das 23 horas.

No dia 20 de outubro, a Companhia Marie Chouinard (Canadá), com o trabalho “Jardim das Delícias“, inspirado na obra de arte O Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch. A montagem será encenada no Cineteatro São Luiz, às 21 horas.

“A Bienal dialoga sobre tudo. Informação e transversalidade, com formas híbridas de dança, teatro, música e cinema”, diz David Linhares. “A Bienal De Par Em Par se abre em vários formatos. Prioriza sair da caixa cênica e trabalhar na rua os trabalhos que foram criados para o teatro, e trabalhos que foram criados para a rua a gente leva para a caixa cênica”.

A Bienal vai ocupar diversos espaços importantes dentro e fora da Capital, como o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e a Rede Cuca Barra. Além de Fortaleza, cidades como Sobral, Trairi e Pacatuba, pela primeira vez no evento, entram na programação.

SOBRE A BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA / DE PAR EM PAR

Criada em 2008, a Bienal Internacional de Dança/ De Par Em Par formaliza o compromisso do Festival, que acontece nos anos ímpares, em atender a demanda dos profissionais da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação, principalmente para que os níveis de impacto constatados até aqui pela Bienal, que vão além de sua programação oficial, possam ser ampliados.

Por conta disso, o projeto Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par, consiste na elaboração e na execução de ações na área de formação, dando continuidade aos processos iniciados no período do Festival, com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à produção local, na capital e no interior, fortalecendo os processos colaborativos de criação, nacional e internacionalmente. A realização da edição 2010 ajudou também a estender a rede de parcerias já estabelecida. O mesmo aconteceu com as edições de 2012, 2014 e 2016.

Fonte: O Povo Online/ Rubens Rodrigues

 

Voltar