11/09/2018 - 26º Bento em Dança, acontece acontece de 06 a 13/10, em Bento Gonçalves-RS. Além da mostra competitiva o evento ainda oferece dezenas de oficinas em diferentes técnicas com grandes nomes da dança.


Bento em Dança movimenta a Capital Brasileira do Vinho. Durante oito dias a cidade será palco dos mais diversos gêneros e estilos da dança. Além das noites de espetáculos no Pavilhão do Parque de Eventos, também será possível acompanhar a Mostra aberta com apresentações na Via Del Vino.

aba_bento-em-danca-2018_3

Premiação
Cada grupo ou escola premiada receberá troféu ou medalha e cada integrante da coreografia ganhará um certificado de participação. O Bento em Dança também concederá Prêmios Especiais do Júri, escolhidos por fase, sendo eles: Bailarina/Bailarino Revelação ou Destaque, Melhor Coreógrafo, Coreógrafo Revelação, Criatividade, Figurino, entre outros.

Para os vencedores no Concurso Seletivo haverá premiação em dinheiro, escolhidos entre as cinco médias mais altas para Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Coreografia e Melhor Grupo, com distinções na Fase A e na Fase B.

Sobre o Festival

Considerado um dos principais festivais de dança do país no gênero, o evento quase deixou de ser realizado. No ano passado, driblando dificuldades pela falta de incentivo, a presidente Erci Grapiglia, chegou a anunciar o fim do festival. Entretanto, diante do movimento #ficaBentoemDança, liderado pelos próprios bailarinos, coreógrafos e professores, e da confirmação do patrocínio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), o festival segue cumprindo seu papel. “O espetáculo vai continuar graças ao apoio decisivo do CIC, que garantirá a cobertura de investimentos imprescindíveis para a realização do festival. O mundo da arte da dança só tem a agradecer”, destaca Erci.

Em 25 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Somente em 2017, foram 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. Foram cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público com ingresso a preço popular. O ballet, nos gêneros Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre, somou o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado completaram a relação.

Fotos: Solange Avelino

SERVIÇO

26º Bento em Dança
Data: 06 a 13 de outubro
Local: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Alameda Fenavinho, 481 Fenavinho | Bento Gonçalves-RS
Informações: www.bentoemdanca.com.br

Voltar