17/07/2019 - Momentos Rio - O Fio da Meada - acontece de 26 a 28 de Julho na Cidade das Artes no Rio de Janeiro. O projeto “Momentos”  tem como base a dança-teatro: performance que faz a junção da dança, canto, uso de personagens, diálogos, figurinos e cenários


O projeto de performance Momentos foi idealizado pelo diretor e produtor artístico e coreógrafo Vinicius e estreado no verão de 2011 na cidade de Viena.

Com o sucesso do projeto ele foi implantado posteriormente no ano de 2013 na cidade de Innsbruck, também na Áustria, 2015 no Rio de Janeiro e 2017 Curitiba e S. José dos Pinhais, 2018 em Münster (Alemanha) e em julho de 2019 Brasília.

Momentos é um projeto de dança-teatro, ou seja, um projeto de dança em que a performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos estão em foco. O segundo foco é a forma laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro.

Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Por último ele é apresentado a uma plateia como uma peça de dança teatro, num teatro profissional na cidade de Viena, Innsbruck ou Rio de Janeiro, Curitiba ou S. José dos Pinhais.

Momentos mantem o caráter de um "work in progress", apesar do alto nível de profissionalismo, pois as verdades da vida são momentos em eternas mudanças!

Outro aspecto significativo do projeto Momentos é a cooperação com outras formas de arte: a interdisciplinaridade como uma sinergia artística.

O encontro com (estudantes) músicos que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como os estudantes de cinema, vídeo, moda e fotografia permitem uma intensa troca artística nos diferente níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção: no Rio de Janeiro em duas semanas!

O tema abordado neste ano é  „O FIO DA MEADA“.
O espetáculo „O FIO DA MEADA“ nos transportará a uma viagem iniciada com a origem histórica e o significado da expressão "perder o fio da meada". Logo em seguida o fio em si e empregado como algo construtor/transformador é capaz de ser transformado em inúmeras e diferentes coisas e altamente potente/forte. De uma forma metafórica, ele pode ser como cada um de nós que quando unido pela forca, inteligência e capacidade coletiva, nos transforma em interagentes de uma malha social física, intelectual e abstrata, e ao mesmo tempo visível/palpável e transformadora. 
E por último o fio da meada: enquanto conexão ou "desconexão" da malha digital, o quanto estamos cada vez mais digitalizados: 
sem fios físicos porém super interligados através de fios digitais (no trabalho, lazer, na comunicação social médica etc.)
Informação atualizada:
www.facebook.com/momentos.riodejaneiro 

Equipe Momentos Rio: 

Direção artística e coreográfica Momentos (Wien, Innsbruck, Rio, Curitiba-SJP/Münster/Brasília): Vinicius
Coordenação artística e coreográfica: Eduardo Ramos
Coordenação geral: Samuel Barreto
Coordenação Produção: Camila Christie
Coordenação Figurino: Jéssica Garcez
Assistência de figurino: Lectícia Barros e Bruna Pereira
Cenografia: Danda Bayer & Weslley Souza
Trilha sonora: Escola de Música Villa-Lobos 
Design de Luz: Careca - Operação de luz: Carolina Dworschak
Arte gráfica: Glauco Fonseca

Informações sobre os projetos Momentos:

Áustria: 
www.facebook.com/momentos.wien  
www.facebook.com/momentos.innsbruck 

Brasil: 
www.facebook.com/momentos.curitiba  
www.facebook.com/momentos.brasilia
Alemanha:
www.afcebook.com/momentos.muenster
www.vinicius.de 

 

 

Voltar