Foto: Divulgação
O Festival de Dança de Joinville apresenta uma novidade em sua 42ª edição, que ocorrerá entre 21 de julho e 2 de agosto de 2025: o Festival de Teatro Musical. A atração será realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho, no formato de uma mostra competitiva para artistas que dançam, cantam e interpretam.
Os participantes poderão escolher canções de espetáculos famosos para suas performances, como “Matilda”, “Wicked”, “Hamilton” e “Chicago”. As performances permitidas estão listadas no regulamento, que pode ser acessado no site do Festival de Dança de Joinville em festivaldedancadejoinville.com.br, com especificação de faixa etária e subgênero para cada canção.
“O Teatro Musical é um gênero que ganhou muito destaque no Brasil nos últimos anos, e já estava presente de diferentes formas no Festival de Dança de Joinville nas últimas edições, especialmente na Programação Didática. O objetivo desta nova mostra é valorizar esta arte que combina três habilidades, e colaborar com o incentivo à formação de novos artistas no Brasil”, destaca o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz.
A nova atração conta com a consultoria artística de Fernanda Chamma, referência no gênero no Brasil. Fernanda é produtora, diretora e coreógrafa de espetáculos musicais de sucesso. Em 2019 foi a responsável pela Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville com a produção “O Musical dos Musicais”, e é a criadora do projeto Circuito Broadway, que é realizado em Joinville desde 2019 durante o evento.
“Joinville tem um olhar muito importante para o cenário nacional internacional da dança, e está promovendo cada vez mais o intercâmbio e a profissionalização do artista. Agora, com um lugar também para o ator e o cantor, já que o mercado do musical tem movimentado grandes espetáculos pelo país e pelo mundo. Este é, provavelmente, o primeiro festival neste formato do país, e como sempre Joinville sai na frente”, afirma Fernanda.
Premiados com Melhor Apresentação ganharão viagem para Inglaterra
As inscrições para o Festival de Teatro Musical ocorrem até o início de maio, mas grupos que nunca participaram do Festival de Dança de Joinville devem fazer cadastro no sistema do evento até 16 de abril. A competição será dividida entre Kids/Teen (artistas nascidos entre 2011 e 2015) e Adulto (nascidos em 2010 ou antes). As apresentações poderão ser realizadas em formato solo ou em duetos, trios, quartetos ou quintetos, que compõem os subgêneros.
A seleção para o Festival de Teatro Musical ocorre por meio de gravação da performance, que será avaliada por especialistas. Serão considerados como critérios: canto, dança e/ou movimentação cênica, interpretação, qualidade artística e técnica dos intérpretes e da criação. Na seleção, serão avaliados tanto os solistas quanto o coro. O resultado será divulgado até 20 de junho no site do Festival de Dança.
Cada repertório musical classificado em primeiro, segundo e terceiro lugar receberá troféu e certificado. A performance que receberá o prêmio de Melhor Apresentação ganhará troféu, certificado, prêmio no valor de R$ 5 mil e bolsa de estudos para uma semana de intercâmbio com aulas de teatro musical na International College of Musical Theatre (ICMT) em Londres, na Inglaterra.
Confira os prazos da seleção:
16 de abril – Prazo final para cadastro de novos grupos
6 de maio – Prazo final para inclusão de repertório musical e do elenco
7 de maio – Prazo final para pagamento da taxa de inscrição
19 de maio – Prazo final para envio do vídeo para seleção
Sobre o Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville foi criado em 1983 e é reconhecido como o Maior Festival de Dança do Mundo desde 2002 pelo Guinness World Records. É o maior intercâmbio de dança, e atrai bailarinos do Brasil e do mundo para uma verdadeira imersão que vai para além da Mostra Competitiva, com diversas opções de capacitações.
Ele é uma promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Em 2024, conta com patrocínio de Grupo Barigui, Leroy Merlin, Havan, ArcelorMittal, TrimaniaCap, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina, e apoio de Caixa Econômica Federal, Correios, Global Estratégias Financeiras, Grupo Koch e HapVida NotreDame Intermédica; e parceria de mídia da Favretto Mídia Exterior e da NSC TV.