Fundacc Celebra Duas Décadas de Investimento na Dança em Caraguatatuba

Foto: Divulgação

Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao longo desse período, comemora os resultados do investimento na dança no município.

Fotos: JC Curtis/PMC

Em 2025, o Corpo de Baile de Caraguatatuba foi selecionado para o Programa Qualificação em Dança e com essa conquista, recebe orientação por meio de ações formativas de equipe composta por diversos profissionais. A ação resulta em qualificação dos bailarinos e produção de espetáculo “Projeto Tiê”, idealizado pelo grupo. Na ficha técnica, a criadora/provocadora Cristina Neves, os orientadores artísticos José Amaral (ballet clássico) e Raony Iaconis (contemporâneo), o preparador físico/pilates, Reinaldo Bezerra Junior, a assistente de ensaio, Elisa Venâncio e o cineasta Felipe Vernizzi. O Corpo de Baile de Caraguatatuba já recebeu o Prêmio Governador do Estado para a Cultura, o mais alto prêmio cultural do Estado, pelo espetáculo “Colcha de Retalhos”.

O Qualificação em Artes é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativas e CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura.

Outra conquista, desta vez da Escola Municipal de Bailados; o bailarino Lucas Garcia participa do VKIBC- Valentina Kozlova – International Ballet Competition em Nova York, de 7 a 12 de abril. Lucas foi selecionado para as finais em um evento que ocorreu em agosto de 2024, em São José dos Campos.

Garcia ingressou na Escola de Bailados em 2018 no primeiro nível. Desde então se destaca em aulas de formação e ensaios.

A Escola de Bailados é um programa de formação em dança que tem como objetivo formar intérpretes-criadores da dança capazes de atuar e contribuir para o desenvolvimento técnico artístico dos aprendizes. Atualmente a escola conta com 100 aprendizes. A Escola de Bailados já exportou bailarinos para o Canadá, Suíça e EUA.

Dia Internacional da Dança

E para comemorar o Dia Internacional da Dança (29/4), no dia 26 de abril, sábado, tem o “2º De Ponta a Ponta”. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade: Massaguaçu, Centro e Travessão e contam com grupos da fundação e convidados. O evento é gratuito e livre para todos os públicos. O objetivo é proporcionar o encontro de estilos e vertentes da dança e proporcionar diversidade para o público com apresentações.

Fonte: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/