Foto: Camilo Barbosa, acervo São Paulo Escola de Dança
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, abre inscrições para a 3ª Residência Artística, de 2024, a ser realizada na própria Escola. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho.
A Residência Artística é uma oportunidade de intercâmbio entre a São Paulo Escola de Dança e grupos ou companhias de dança, a fim de integrar artistas e estudantes para promover experiências de vida, amadurecimento e desenvolvimento cognitivo. A Residência proporciona ainda um espaço de reflexão e comunicação de saberes relacionados à dança, promovendo a troca de experiência entre os estudantes e os profissionais residentes.
Grupos e companhias de dança interessados podem acessar o edital disponível no menu Cursos, em Oportunidades e Projetos Especiais, conferir as informações para inscrição. O resultado será divulgado no dia 29 de julho no site da SPED.
Durante o período da residência – de 12 de agosto a 20 de setembro – o grupo selecionado desenvolverá um projeto artístico que prevê atividade de criação de obra inédita, desenvolvimento de pesquisa de linguagem, ensaios e/ou intercâmbios. Apenas um grupo será selecionado e o valor da bolsa é de R$ 11 mil. Para participar, o grupo ou companhia deve ser, obrigatoriamente, pessoa jurídica legalmente constituída.
“O grupo ou companhia selecionado, assim como sua equipe técnica e artística, terá acesso ao ambiente da escola, poderá ensaiar e desenvolver habilidades em um espaço adequado às suas necessidades, enriquecendo e desenvolvendo os dançarinos e promovendo o desenvolvimento dos estudantes. É uma vivência muito rica que queremos compartilhar continuamente”, explica Inês Barbosa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.
SERVIÇO
3ª Residência Artística SPED
Inscrições: Até 21 de julho, às 23h59, pelo site.
Publicação do resultado: 29 de julho
Período da residência: 12 de agosto a 20 de setembro de 2024
Total de vagas: 01 (uma)
Valor da bolsa-residência: R$ 11.000 (onze mil reais) – valor bruto
Requisitos: proponente deverá ser, necessariamente, pessoa jurídica (PJ)
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é bailarina, documentarista, escritora e professora. É bailarina e professora, graduada em filosofia e pedagogia. É doutora em Artes com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora de cursos de especialização em arte, educação e memória, além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001 foi bailarina do Grupo Corpo e entre 2001 e 2007 foi crítica de dança da Folha de S. Paulo. É autora e organizadora de diversos livros e de mais de 70 documentários sobre dança. Recebeu diversos prêmios entre eles a Medalha Tarsila do Amaral (2022), a nomeação pela Critic’s Choice of Dance Europe, como uma das melhores diretoras da temporada 2018/2019 e o Chavaliére de Lorde des Arts et des Lettres (2024), pelo Ministério da Cultura Francês.