× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

08/04/2022 - COD inspira: fotos de bailarinos que desafiam a gravidade


Ter uma percepção aguçada de como o corpo se move no espaço é uma segunda natureza para a fotógrafa Deborah Ory, uma ex-dançarina. “Eu cresci dançando e me formei em dança na faculdade. Eu me machuquei no primeiro ano e, quando voltei para casa, meu pai comprou uma câmera. Comecei a tirar fotos de bailarinas nos ensaios em que deveria estar”, explica.

Ory, junto com seu marido, o fotógrafo Ken Browar, criou o NYC Dance Project, um site que mostra a magia cativante e o atletismo dos dançarinos através da fotografia.

Tudo começa com uma ideia ou alguma inspiração, seja um sentimento ou um movimento. “Geralmente eu forneço as roupas, mas se eles têm fantasias ou algo específico que querem trazer, trabalhamos com isso também”, acrescenta Ory. Os ensaios são feitos na casa/estúdio do casal no Brooklyn, começam com uma dança improvisada, depois todos olham as imagens juntos para ver o que está dando certo. “É como se tivéssemos uma apresentação privada”, acrescenta ela.

“É tão bom trabalhar com pessoas que sabem se mover tão bem. Os dançarinos são tão determinados a fazer tudo certo”, explica Browar. E cada dançarino tem uma maneira diferente de se mover, explica Ory. Alguns são melhores em pular, enquanto outros são capazes de criar poses e linhas espetaculares com seus corpos. Trata-se de liberar a personalidade única de cada dançarino e traduzi-la em uma imagem estática.

Se você quer fazer fotos incríveis, aí vai um conselho: divirta-se. Não tente controlar a situação – apenas deixe acontecer. 

Samantha Figgins, Alvin Ailey American Dance Theatre

Abdiel Cedric Jacobsen, Martha Graham Dance Company

Nayara Lopes, Dance Theatre of Harlem

Xin Ying, Martha Graham Dance Company

Ashley Ellis, Boston Ballet

Sebastian Vinet, Ballet Santiago

Xander Parish, Mariinsky Ballet

Zachary Catazaro, New York City Ballet

 

Voltar