× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

04/05/2022 - 6° Festival Internacional de Dança CBDD em Fortaleza


O CBDD – Conselho Brasileiro da Dança, órgão filiado a UNESCO e ao Consel internacional de La Dance Brasil el México e Competições internacionais Europa e as Américas, nasceu nos anos 70, através de uma ex bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, esse ano completando 49 anos e trata-se do órgão maior em Dança do País. Nos últimos 30 anos O CBDD Nacional conquistou como parceiros outros países do mundo, entre eles a Sede internacional que é na Grécia.

O CBDD Envolve Maitres da Dança em todos os estados da nação e como falei de muitos países do mundo, envolvem também universidades, escolas, teatros, centro de cultura e através desses grandes nomes da Dança por todo mundo e os equipamentos de educação e cultura que eles representam, são oferecidos aos bailarinos que participam das seletivas por todo Brasil bolsas de estudos em grandes escolas, mestrados e doutorados em universidades como; Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, USA, França, Rússia, Inglaterra, Áustria, Espanha, Portugal, Itália etc. 

Conhecemos a realidade do nosso país, principalmente da região que vivemos o Nordeste, eu represento tanto o Nordeste como o Norte para essa seletiva, essa é a única chance que centenas de bailarinos de baixa renda têm para realizar esses mestrados e doutorados em Dança, como também receberem gratuitamente bolsas e vagas em escolas e Cias. de Danças renomadas tanto Nacionais como Internacionais.

Pela importância e o crescimento do evento na Seletiva Fortaleza, a professora Janne Ruth aliou o Festival do CBDD com o Fendafor, dessa forma foi construído parcerias com escolas, Companhias e conservatórios nacionais e internacionais de dança, trazendo inúmeras bolsas para serem distribuídas nessa seletiva de dança para os artistas participantes. Essa é a sexta edição e nos cinco anos anteriores, O Festival CBDD Fortaleza já enviou para o exterior 18 (dezoito) bailarinos e para outros estados do Brasil 28 (vinte e oito) artistas.

Com o apoio do Grupo Bailarinos de Cristo amor e Doações, da Bravo Produções e da Devan assessórios, a capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth em Maio: trata-se do 6º Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) Fortaleza – Seletivas Nacionais e Internacionais, uma oportunidade única para bailarinos, coreógrafos e outros interessados no mundo da dança aprimorarem seus conhecimentos e competirem por diversos prêmios, entre eles, Bolsas de estudo nacionais e internacionais e a oportunidade de participar de audições em grandes escolas também no Brasil e no exterior.

Promover o aprimoramento e profissionalização de bailarinos, professores e coreógrafos, através de cursos de graduação, contribuir para preservar e dignificar o legado cultural da dança brasileira, valorizar, através de homenagem, as personalidades em destaque, dentro do universo da dança, possibilitar o ingresso de bailarinos no mercado de trabalho, além de criar parcerias com sindicatos, prefeituras e demais órgãos interessados em divulgar a dança, são alguns dos objetivos do Festival e do Conselho Brasileiro de Dança.

O 6º Festival CBDD Internacional de Fortaleza acontecerá de 04 a 08 de Maio, a programação contará com oficinas, cursos, audições, palestras e workshops que acontecerão em várias escolas de Fortaleza e no hall do Teatro Rio Mar Fortaleza, com mestres renomados, nacionais e internacionais, como também acontecerá a Mostra avaliativa do Festival. Os destaques, em diversas modalidades, serão agraciados com vários prêmios, como intercâmbios em outros estados e fora do País, participações em diversos festivais de dança do Brasil, além de prêmios em dinheiro, passagens aéreas e outros apoios para cursos gratuitos fora do Ceará.

O Festival do CBDD 2022, em sua sexta edição no Ceará, cresceu bastante em relação ao evento anterior, e faz parte das comemorações dos 56 anos de dança da coreógrafa e diretora Janne Ruth, que dirige o BCAD e promove o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará – Fendafor.

Janne Ruth também atua como Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará - CBDD, defendendo os interesses dessa arte no estado e promovendo ações que auxiliem no crescimento deste mercado cultural. “Aumentamos os dias, a quantidade de prêmios, também crescemos no número de cursos. O evento é como se fosse uma extensão do Fendafor.

SERVIÇO
6º Festival Internacional CBDD
Data: 

  • 04 e 05/05 – Cineteatro São Luiz
  • 06 a 08/05 – Teatro Rio Mar

Onde: Fortaleza-CE
Informações: festivalcbddfortaleza.com.br
Duração: 540
Classificação: Livre

Voltar