× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

06/05/2022 - Espetáculo "ÉTER" no Teatro Cacilda Becker/RJ


Etéreas é um duo de dança contemporânea, composto por elementos de pesquisa em performance, improvisação e consciência corporal, atravessado por múltiplas referências (Angel Vianna, Marta Graham, Gaga, etc.) do movimento com o objetivo de uma criação coreográfica autoral.

Em 2022 estrearemos nosso novo e inédito espetáculo “ÉTER “presencialmente em duas apresentações nos dias 14 de maio às 20 horas e 15 de maio às 19 horas, no Teatro Cacilda Becker no Catete, Rio de Janeiro.

Será nosso retorno aos palcos, após um hiato de quase 4 anos, agravado pelo período da pandemia. 

Etéreas em seu novo espetáculo aborda a função orgânica éter, que é caracterizada pela presença de um átomo de Oxigênio, aquele que não vivemos sem - ligado a dois átomos de Carbono - elemento químico dos mais importantes para a composição dos seres vivos, responsável pela composição humana, ficando apenas atrás do Oxigênio e como é tetravalente o carbono se liga a outros átomos independente de seus tamanhos e formas. Somos seres sem preconceitos. Somos iguais.  Nos conectamos. Branca e Negra. Todas as cores. Todos os corpos. Todos os gêneros e orientações.   O éter tem como características físicas ser volátil, incolor e de cheiro agradável. Inflamável.

Transferindo essas descrições para o universo lúdico apresentaremos uma obra que experimenta sensações, movimentos e sons compondo a peça coreográfica. O primeiro momento. A importância do outro na nossa vida, a falta que o outro nos faz. O segundo momento. A busca pelo outro. O adeus. Corpos que ficaram introspectivos, parados, em silêncio. O Terceiro momento.  A volta. Os retornos. Os grandes encontros. 

Sobre o Duo

Etéreas é um duo independente formado pelas bailarinas Fabiana Castelo e Maureen Christian criado em 2018, movidas pelo desejo de dançarmos juntas. Nos conhecemos durante um curso livre de dança contemporânea na Escola e Faculdade Angel Vianna em 2016, esse encontro se transformou numa amizade e daí para a criação do Duo foi um caminho rápido. Estreamos em 2018 em uma única apresentação na Casa França-Brasil dentro da exposição do artista plástico Rafael Vicente sob curadoria de Paulo Branquinho, ás vésperas das eleições presidenciais. Teremos a companhia maravilhosa das composições do músico Pedro Soares, que integram nosso espetáculo. Além de colaboradores nas áreas de figurino, áudio visual, fotografia, iluminação, divulgação e projeto gráfico.

QUEM SÃO

Fabiana Castelo 

A psicóloga e bailarina Fabiana Castelo iniciou seus estudos quando criança. Aos 4 anos fez sua primeira apresentação junto a Escola de Dança Meia Ponta de Belo Horizonte. Anos depois passou a estudar no Instituto Joaquim Ribeiro, e depois integrou o Coletivo Alma de dança contemporânea até 1997. Suas atividades de dança e performance só foram retomadas em 2014, após a conclusão de sua formação acadêmica em Psicologia e Saúde Pública. Em 2014 inicia o curso livre com Rocio Infante na Escola e Faculdade Angel Vianna, passando em 2015 a integrar o Coletivo Imprevistos onde permaneceu em atuação até 2018 realizando diversas apresentações das obras "Coletivo. Imagem. Veste. Corpo" e "Fases Paradoxais do Feminino" ambas sob a direção de Rocio Infante.  A partir de 2015 começou sua formação em performance com Nadam Guerra na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde desenvolveu os trabalhos " Isso é só dança" e " Nós é os afetos" ambos apresentados nas Mostras de encerramento dos cursos de inverno de 2015 e 2016. Em 2016 performou na Mostra SARA-HÁ com curadoria de Nadam Guerra na obra " A resposta está no verso" da artista Paula Blower. Em 2018, junto ao grupo de pesquisa da Casa Taura Santa, sob curadoria e orientação de Nadam Guerra, apresentou as obras autorais: " O que há no seu coração", " Nuvem", e " Pérolas ao Mar". Também em 2018 apresentou a obra " Etéreas" junto ao coletivo homônimo na Casa França Brasil, sob a curadoria de Paulo Branquinho.

Maureen Christian 

A bailarina e advogada, também iniciou seus estudos de dança ainda criança, acompanhando a mãe, que fazia aulas de Yoga e a matriculou nas aulas de Jazz. Tempos depois começou aulas de Balé Moderno, aonde descobre elementos de performance e improvisação. Por causa de problemas respiratórios, se desliga da dança e se dedica aos esportes, e inicia a natação. Mas a Dança não lhe abandona! Atualmente cursa Licenciatura em Dança na FAV. No início da adolescência, durante uma aula de Educação Física a professora percebe sua aptidão para Ginástica Rítmica, aonde se destaca e integra a equipe do Estado do RJ. Desde então nunca parou de dançar. Após a conclusão do curso de Direito, concilia a carreira artística e participa de cursos, oficinas, workshop, coletivos e espetáculos de dança e performance. Conhece a bailarina Fabiana Castelo em um desses cursos na Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna e juntas percebem muitas sintonias em suas expressões corporais e decidem criar o Duo Etéreas. Pesquisadora corporal, e entusiasta da improvisação, performance e dança em 2018 junto com a bailarina Fabiana Castelo criam a obra Etéreas! Aguardem porque tem um espetáculo lindo chegando!

Ficha Técnica

- Criação Coreográfica: Fabiana Castelo - Maureen Christian

- Elenco: Fabiana Castelo - Maureen Christian

- Composição e direção musical: Pedro Soares

- Músicos: Pedro Soares - Stoppa Diamantino Victor 

- Figurino: Benedito Correia  

- Assistente: Márcio Darlan

-Fotografia: Alexandre Martins, Marcelo Valle e Pedro Soares

.- Cinegrafista: Guidi

-Iluminação: Erick Santos 

- Design Gráfico: Luiza Conceição

SERVIÇO
Espetáculo Éter

Data: 14 a 15 de maio 2022
Horário: sábado às 20 h e domingo às 19h
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete 338 – Catete – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  Sympla e Bilheteria
Informações : Instagram @etere.as

 

Voltar