× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

20/06/2022 - Cia Tugudum e Armacell levam atividades voltadas à 1ª infância para região de São José, em Santa Catarina


Bebês se interessam pela arte? Pela dança contemporânea? Por um espetáculo? A experiência da Cia Tugudum diz que sim - e muito! Bebês a partir dos quatro meses e crianças até seis anos de idade são o público do espetáculo “Psiu, vem brincar!”, produzido pela Cia Tugudum e que será apresentado entre os dias 5, 6 , 7 e 8 de julho, em três Centros de Educação Infantil (CEI) de São José (SC): creche Tia Mariazinha, CEI Ondina Schmidt Gerlach e CEI Vila Formosa. Além das apresentações, a diretora e também fundadora da Cia Tugudum Valéria Franco ministrará três oficinas presenciais para educadores nos dias 4, 7 e 8 de julho.

Esta ação faz parte de um grande projeto realizado pela Cia Tugudum, de Campinas (SP), dedicado a crianças na primeira infância e também educadores do ensino infantil, patrocinado pela empresa Armacell, líder mundial na produção e comercialização de isolamentos térmicos elastoméricos, acústicos e materiais estruturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).

A Armacell mantém investimentos em P&D para oferecer às empresas soluções que contribuem para aumentar a eficiência energética, atendendo diferentes segmentos do mercado com produtos desenvolvidos por suas unidades de Isolamento Avançado e Espumas de Engenharia.

Sobre o espetáculo

A peça ‘Psiu, vem brincar!” é a segunda produção em dança contemporânea da Cia. Tugudum, dirigida pela dançarina por Valéria Franco, concebida para bebês. Com 28 minutos de duração e 10 minutos de interação com os bebês e as crianças, o espetáculo oferece uma experiência lúdica e curiosa em que as dançarinas (Iara Medeiros e Rubia Amaral) utilizam-se de caixas e tecidos para criar imagens e movimentos que proporcionam uma vivência sinestésica de maneira lúdica, divertida e interativa. A base deste trabalho é o universo das brincadeiras infantis, a partir de uma perspectiva minimalista e delicada.

As creches contempladas pelas apresentações receberão 3 kits de brinquedos pedagógicos utilizados no espetáculo, que são brinquedos não estruturados

que proporcionam uma experiência diferenciada e propositiva.

É muito importante que a educação infantil, nas escolas, ofereça muito mais do que bons cuidados e segurança para os bebês e crianças. É fundamental proporcionar para elas um espaço de experimentação artística para que elas possam desenvolver suas plenas habilidades motoras e criativas.”, explica Valéria Franco.

Impacto social do projeto

Estamos felizes em apoiar o trabalho da Cia Tugudum, que cumpre a importante missão de levar entretenimento e cultura para muitas pessoas, entre crianças e educadores das três creches escolhidas” da nossa comunidade, afirma Mansur Haddad, Diretor Geral da Armacell.

A primeira infância é a fase mais importante no desenvolvimento do ser humano, segundo as recentes pesquisas realizadas pela neurociência. Ao executar este projeto, a Cia Tugudum busca estimular o aprendizado corporal, tão importante nesta fase, bem como contribuir na formação pedagógica de educadores(as) ao ampliar suas referências artísticas e repertório de jogos e brincadeiras. Promover o reconhecimento da importância do acesso à arte durante a primeira infância é também um dos objetivos deste projeto.

Mais ações do projeto

Em uma segunda etapa, o projeto entregará também uma videoaula e um vídeo espetáculo que estarão disponíveis nas redes sociais da Cia Tugudum, proporcionando um alcance ainda maior das ações voltadas aos educadores e também às crianças até seis anos de idade.

Valéria Franco também lançará um livro que será distribuído aos educadores neste ano. Na obra, a dançarina-pesquisadora e educadora apresenta o método Pura Potência do Corpo Sujeito que ela desenvolveu ao longo de mais de 30 anos de pesquisa aplicada às atividades com crianças de 4 meses a 6 anos de idade. “O livro servirá como um material de consulta para as professoras. Nele, compartilho uma série de atividades possíveis de serem desenvolvidas com os bebês com uma contextualização. É um rico material baseado nos padrões básicos de movimentos (rolar, arrastar, empurrar, engatinhar, ficar em pé, andar). Esses conteúdos permitem uma fácil adaptação no cotidiano pedagógico das creches e escolas. A ideia é ampliar o repertório e as possibilidades de atuação com esse público.”, explica Valéria Franco.

Os padrões de movimento criam uma base sólida para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Fortalecem a aprendizagem da leitura e escrita, aumentam a atenção e o foco, desenvolvem a linguagem da comunicação corporal, desenvolvem habilidades sociais e criam bem-estar emocional.

Sobre a Cia Tugudum

Fundada em 1999, a Cia Tugudum tem criado espetáculos mesclando diferentes linguagens artísticas como a dança, o teatro e a música, muitos deles com elementos interativos, com o compromisso de aproximar esta arte do público em geral. Nos últimos anos tem se dedicado a produções voltadas à primeira infância. A Cia Tugudum tem levado seus espetáculos adultos e infantis ao circuito SESC, Virada Cultural Paulista, bem como apresentações oriundas de projetos financiados pela Lei de Incentivo Fiscal Federal/ Rouanet, PROAC ICMS e parcerias com empresas e secretarias de educação.

A Cia participou de festivais e mostras no Brasil e no exterior, entre eles: a Mostra Internacional de Música Cênica (2006), a Mostra de Dança Contemporânea realizada no Teatro Caixa em Brasília - DF, e FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, realizado na cidade do Porto, Portugal (2004).

A Cia Tugudum promove ainda cursos, eventos e oficinas nas áreas de dança e música. Desenvolve pesquisa de interação de linguagens criando e apresentando espetáculos. A Cia Tugudum dá continuidade aos projetos que eram desenvolvidos pelo NUCA – Núcleo Campinas de música, teatro e dança que durante dez anos (1989-1999) foi dirigido pelo percussionista e produtor Dalga Larrondo e pela coreógrafa/intérprete Valéria Franco.

Sobre a Armacell

Como inventora da espuma flexível para isolamento de equipamentos e fornecedora líder de espumas de engenharia, a Armacell desenvolve soluções térmicas, acústicas e mecânicas inovadoras e seguras que criam valor sustentável para os seus clientes. Os produtos da marca contribuem significativamente para a eficiência energética global, fazendo a diferença no dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Com 3200 funcionários e 24 unidades de produção em 17 países, a empresa trabalha em duas divisões principais, Isolamento Avançado e Espumas de Engenharia. A Armacell congrega materiais de isolamento para equipamento técnico, espumas especiais para aplicações leves e de alto desempenho e mantas de aerogel de última geração. Para informações, visite: www.armacell.com.

Voltar