× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

12/07/2022 - Pratikas de Apaixonamento no Rio de Janeiro


A paixão é um tipo de afeto violento que produz um movimento desordenado no ânimo, perturba a direção e faz o peito latejar. A boca seca, a voz treme, o coração e a cabeça se lançam para os lados, é uma impressão viva da inclinação do corpo para a magia.

PRATIKAS DE APAIXONAMENTO é um compilado de práticas de performance e dança contemporânea que faz uso das ideias sobre a paixão, a fúria e a fé, direcionados para criação e composição cênica. Esta oficina faz parte do projeto-pesquisa Catástrofe Suave, do performer e coreógrafo José Artur (SP).

O trabalho consiste em investigar um vocabulário físico para os efeitos brutos e poéticos desses sentimentos no corpo. As aulas seguem um roteiro de aquecimento com treino de condicionamento físico, exercícios de técnicas de dança contemporânea, improvisação a partir de dispositivos dramatúrgicos e no final tem coreô suada e delícia.

As Pratikas de Apaixonamento conjuram a vazão de emoções e retomam a força. Os participantes são desafiados a se conectar com o imaginário de músicas, vozes e dispositivos práticos que trabalham fluxos de consciência, agilidade, instabilidade e permitem reconhecer a sensibilidade enquanto um músculo, que pode reagir com precisão, delicadeza e resistência.

Direcionada para estudantes de artes performativas, bailarinos, atores, performers e interessados em trabalho artístico de alta fisicalidade.

Catástrofe Suave, surgiu como uma pesquisa de dança para internet durante o lockdown 2020/21 que rendeu as criações: "Coreografia do Espírito", "Mete Poesia", "Práticas no Escuro", "Incêndio do Ânimo", a vídeo aula "Viva Voz" e o laboratório "Pracinha", realizados através do Centro de Referência da Dança de São Paulo, Lei Aldir Blanc, Festival Amaurose Fugaz, Carolina Bianchi Y  Cara de Cavalo, Movimento A Dança Se Move, Proac LAB São Paulo 2021 e grupo Rolê Tanz.

Desterro
Av. Henrique Valadares 141 - 301, Centro
Rio de Janeiro RJ

  • 15 de julho sexta feira: 18h às 21h
  • 16 de julho sábado: 18h às 21h
  • 17 de julho domingo: 15h às 18h

Valores:
1 dia 100 reais
Pack top lacração R$ 270
Número variável de bolsas diversidade para participantes negres, indígenas, trans, não-bináries e pessoas com deficiência. Interessades podem escrever sua motivação para o curso abaixo.

20 vagas

bio
Iniciei meus estudos em danc¸a a pesquisar danc¸as tradicionais folclo´ricas na cidade onde nasci, Montes Claros MG e me formei em Danc¸a Contempora^nea no Ginasiano Escola de Danc¸a, em Vila Nova de Gaia, Portugal. Sou mestre em Cinema pela Escola Superior Arti´stica do Porto ESAP (PT) e em Educomunicac¸a~o pela UTAD – Universidade de Tra´s-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real (PT). Atualmente moro em Sa~o Paulo, onde sou coreógrafo do grupo Role^ Tanz, comunicólogo e performer do coletivo Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

José Artur
@lugarelastico
linktr.ee/lugarelastico
www.carolinabianchiycaradecavalo.com

Os alunos vinculados à Click on Dance terão 15% de desconto no pacote dos 3 dias. Mais informações e link para inscrição: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeSTf4IUxCJJoXquJiRGUHvRVADdCBK8mRAo54tJZUAujBZw/viewform

 

 

 

Voltar