× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

03/08/2022 - Núcleo Fuga! faz performance em dança pelas ruas do centro de São Paulo com reflexão sobre o corpo feminino


Após passar por Campinas, Ribeirão Preto e Santos, o Núcleo Fuga! chega em São Paulo para apresentação de SustentAção, obra que une as linguagens da dança e da performance, pelas ruas do centro da cidade. A primeira inicia na Praça Pateo do Collegio, dia 6 de agosto, sábado, às 11h e a segunda é na Praça da Liberdade, dia 7 de agosto, domingo, às 10h.

O projeto também conta com a Conversa-Ação que acontece na no dia 5 de agosto, sexta-feira, às 15h, com o apoio da Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino, localizada no Jardim Olinda.  A atividade tem como objetivo criar uma roda de conversa a fim de promover um espaço de escuta e trocas sobre experiências diversas de apoio e amparo entre mulheres. Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti estão à frente da direção e concepção do projeto.

SustentAção é uma performance duracional em dança que acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos (Amparar, Apoiar e Vingar). A performance é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade, uma obra  que propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.

Dora de Andrade contou sobre os elementos que compõem o propósito do projeto. “Acredito que SustentAção surge pelo fato de que, há algum tempo, essa ação já estava presente em nós. Percebo que em nossos trabalhos, e mesmo em outras formas de construção, já agíamos nessa direção ao pensar formas de estarmos juntas em um movimento de acolhimento e encontro de forças, de vozes, de gritos e de sonhos a serem sustentados. Talvez não tivéssemos ainda a consciência, e já praticávamos essa ação de maneira mais sutil em nossa vida, mas não menos potente. Então esse projeto veio dando contorno a esses movimentos”.

A artista enfatizou que este trabalho é uma resposta à realidade brasileira que passa por dificuldades em diversos âmbitos sociais. “Esta ação vem também numa perspectiva de estarmos fazendo o inadiável dentro de um sistema extremamente violento, sexista e misógino, trazendo nossas urgências, e de muitas outras, e também de estarmos com a escuta atenta para outras urgências que são muitas vezes silenciadas. Busca reivindicar a necessidade de outras configurações para nossas existências e criar um espaço de encontro e de estar lado a lado com outras mulheres”.

A performance vem tendo diversos retornos do público. “Cada cidade e cada contexto tem uma reação diferente, mas de modo geral a ação provoca estranhamentos no espaço urbano, além de reconhecimentos, principalmente quando encontramos outras mulheres durante o percurso. Ouvimos o que elas querem vingar, falamos sobre apoios e amparos. Elas reconhecem rapidamente a importância de estarmos juntas. Assim, a performance também  tem entrado em contato com essas breves  histórias e acessado mulheres que estão conosco, nossas antepassadas, as mulheres que precisam ser lembradas. Aquelas que queremos vingar e aquelas que nos fazem vingar”, finaliza Bruna Reis.

Núcleo Fuga! é um espaço de experimentação transdisciplinar que explora contaminações poéticas entre as linguagens da dança, do teatro e da performance. A pesquisa prática do grupo busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade. Para saber mais, acesse: @nucleofuga.

Foto Crédito: Alice Jardim e Gabriela Zanardi

SERVIÇO – SÃO PAULO/SP

Conversa – Ação
Data
: 5 de agosto, sexta-feira
Horário: das 15h às 17h
Local: Biblioteca Djeanne Firmino.
Rua Carandazinho, 50 – Jardim Olinda.
@bcdjeannefirmino

Apresentação SustentAção
Data
: 6 de agosto, sábado
Horário: das 11h às 12h30
Ponto de partida: Praça Pateo do Collegio, n° 2. Centro Histórico.

Apresentação SustentAção
Data
: 7 de agosto
Horário: domingo, às 10h Às 11h30
Ponto de partida:  Praça da Liberdade, 133. Liberdade.

Ficha Técnica do Projeto _SustentAção

Concepção e direção: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Dançarinas performers: Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti. Preparação corporal: Jussara Miller. Treinamento funcional: Moisés Teixeira. Assistência de direção: Ló Guimarães. Mediação Cultural: Monica Galvão. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Marketing Digital: Flávio Rabelo e Roberto Rezende. Designer gráfico: Alice Jardim. Direção de Arte: Alice Jardim e Flávio Rabelo. Registro audiovisual: Alice Jardim e  Flávio Rabelo (Campinas, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo); Marina Pires (Campinas). Pesquisa: Núcleo Fuga!/ Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq). Coordenadora de pesquisa Núcleo Fuga /Grupo de Pesquisa Corpo Sendo – UEMS (CNPq): Prof. Dra. Dora de Andrade. Pesquisadora(e)s Núcleo Fuga!: Ana Clara Amaral, Bruna Reis, Dora de Andrade, Flávio Rabelo, Gabriela Giannetti e Roberto Rezende. Coordenação de produção: Bruna Schroeder e Roberto Rezende. Produção executiva: Lucas Michelani. Consultoria contábil: Alternativa Contábil. Produção: Território Produções Culturais e Núcleo Fuga!. Parceria: Salão do Movimento. Apoio: Casa sem preconceito (Campinas/SP), Associação  Mulheres Guerreiras (Itatinga – Campinas/SP); Biblioteca Municipal Sinhá Junqueira(Ribeirão Preto/SP);Instituto Procomum (Santos/SP), Unifesp (Santos), PLPs Santos; Biblioteca . Agradecimentos: Suzy Santos e Caio Gusmão Ferrer(Casa sem preconceitos campinas), Betania Santos ( associação Mulheres Guerreiras do Itatinga), Fernanda Souto; Adonai Takeshi e Vinícius Moura (Biblioteca Sinhá Junqueira); Fausto Ribeiro; Marina Paes e Soledad Maria (Instituto Procomum Santos); Flavia Liberman,  Aline Carvalho, Fernanda Moraes, Eleonora Artysenk, Marina Guzzo e Luana Marçon (Laboratório de Corpo e Arte – Unifesp Santos); Dida Dias e Eugênia Lisboa (Promotoras Legais Populares de Santos); Matias Valadão Silva, Yan Giannetti Silva.

Voltar