× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

12/09/2022 - Pepalantus Núcleo estreia "ONDE A CASA MORA" com circulação gratuita em São Paulo


 "Onde a Casa Mora" é um espetáculo de dança do Pepalantus Núcleo criado a partir de poemas do livro "Os Ângulos da Casa", da escritora moçambicana Hirondina Joshua, e atravessado por experiências pessoais das intérpretes frente ao tema moradia. Partindo dos poemas e seus desdobramentos, a performance promove um diálogo criativo entre quatro principais expressões artísticas no espaço de uma casa que, ali, reflete o mundo físico e metafísico: o corpo (dança), a palavra (poema), a imagem (audiovisual) e o som (música e paisagem sonora). Em três semanas do mês de setembro, o espetáculo será apresentado em quatro municípios: São Paulo, Taboão da Serra, Carapicuíba e Cotia.

Para começar, em 16/09, sexta-feira, às 20h, no Espaço Cultural Cita. Nos dois dias seguintes, 17 e 18/09, também às 20h, será a vez do Espaço Clariô de Teatro. Na quarta-feira, 21/09, às 10h, o grupo ocupa a Oca Escola Cultural. Caminhando para o fim da circulação, 24/09, às 19h, no Sarau da Praça. Como última data, 28/09, quarta-feira, às 19h30, o público poderá prestigiar a apresentação na A Casinha – Espaço Cultura. Todas as entradas serão gratuitas.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta pelas intérpretes e criadoras Paloma Xavier e Oz Ferreira, que desenvolveram a criação cênica, estética e coreográfica do projeto; o músico compositor Augusto Iúna, responsável pela direção musical e composição da trilha sonora; o cinegrafista e designer Maurício Oliveira, na captação, edição de imagens e artes gráficas, e a pesquisadora da área de literaturas africanas, Fernanda Gallo, que orientou a pesquisa teórica. Simone Gonçalves, da Pin Rolê Invenções, assina a produção e Paloma Xavier a direção geral, além da própria poeta Hirondina Joshua que participou diretamente do processo criativo quando compartilhou análises dos poemas em encontros com a equipe.

"Por vezes nos vemos em ruínas e obrigadas a seguir na construção de uma casa, com paredes que nos protegem, em um chão tão somente nosso, porém roubado. O corpo que também é morada de tantas casas, brinca, desenha e protesta pelo direito de existir", comenta Paloma Xavier. O Pepalantus Núcleo trabalha com práticas artísticas, educacionais e pesquisas de cultura e memória, todas reunidas no mesmo núcleo de ação e divididas entre dois estados brasileiros: São Paulo e Mato Grosso. Este encontro iniciou-se em 2013, em São Paulo, e se firmou no mesmo ano na primeira viagem de pesquisa para criação do experimento “Cerrado” em Chapada dos Guimarães - MT, quando se definiu o nome do núcleo. Nesses 9 anos de trajetória o Núcleo esteve constantemente em produção e ação, algo que tem gerado interessante fruição no trabalho à distância e na produção em dança nos dois estados.

"Onde a Casa Mora" foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Nº 04/2021 - Dança/Produção.

Foto: Romero Cruz

SERVIÇO
Pepalantus Núcleo apresenta “ONDE A CASA MORA”

  • 16/09, sexta-feira, às 20h | Espaço Cultural Cita (São Paulo)
  • 17/09, sábado, às 20h | Espaço Clariô de Teatro (Taboão da Serra)
  • 18/09, domingo, às 18h | Espaço Clariô de Teatro (Taboão da Serra)
  • 21/09. quarta-feira, às 10h | Oca Escola Cultural (Carapicuíba)
  • 24/09, sábado, às 19h | Sarau da Praça (Cotia)
  • 28/09, quarta-feira, às 19h30 | A Casinha – Espaço Cultura (São Paulo)

Entradas gratuitas

Voltar