× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

14/09/2022 - T.F. Cia de Dança estreia Corpos de Fronteira no Teatro Sérgio Cardoso


Teatro Sérgio Cardoso (TSC), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe o T.F. Cia de Dança com a apresentação de Corpos de Fronteira no dia 28 de setembro, quarta-feira, às 20h30. A obra propõe trabalhar a pluralidade dos corpos, em sua diversidade de gêneros e origens a fim de compreender o mundo hoje.

Com mais essa apresentação, o TSC reforça sua vocação para  abrigar espetáculos de dança. Somente neste ano, o teatro recebeu, entre outras, apresentações da São Paulo Companhia de Dança, do grupo Corpo, da Companhia de Dança Deborah Colker, além de espetáculos como o Vozes Negras: A Força do Canto Feminino, musical em formato de série com seis episódios. Atualmente em cartaz, o mega espetáculo “Marrom, o Musical”, com direção de Miguel Falabella, também faz parte das opções do público do teatro. 

“Corpos de Fronteira é mais uma conquista do Teatro Sérgio Cardoso que tem privilegiado a linguagem artística da dança para trazer ao palco o tema da diversidade, a inclusão, a discussão de como é fundamental nos dias de hoje o respeito e a convivência dos diferentes”,  diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a companhia
O T.F. Cia de Dança investiga a Dança Urbana Contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Esta investigação concentra-se em descobrir novas possibilidades corporais a partir de técnicas de diferentes danças urbanas, mas desenvolvendo um trabalho autoral, marcado por um percurso de investigação das sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes e de estados corporais construídos a partir da relação corpo-cidade. A pesquisa parte das danças urbanas, mas vai transformando suas bases, criando e modificando suas referências, desenvolvendo essa pesquisa particular.

Ficha Técnica 
Direção Geral e Concepção: Igor Gasparini
Artistas-Criadores: Arthur Alves, Igor Gasparini, Kenedy Henrique, Maria Emília Gomes, Maria Izabel Jaccoud, Maju Kaiser, Pasha Gorbachev, Natália Moura e Ruan Trindade.
Concepção e Criação de Som: Carlos Ranoya.
Criação e Concepção de Luz: Dida Genofre.
Operação de Luz: Leonardo Carvalho.
Figurinos: Naira Amaral
Fotos: Marcele Selva e Mariana Magalhães

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

Foto créditoMarcele Selva e Mariana Magalhães

SERVIÇO
T.F. Cia de Dança | Corpos de Fronteira

Data: 28 de setembro, quarta-feira.
Horário: às 20h30
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$15,00 (meia-entrada). À venda pelo  Sympla
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Redes Sociais TSC
Instagram | Facebook | Site

Voltar