× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

16/09/2022 - Como cultivar a criatividade nos seus alunos


Como podemos desenvolver uma liderança inovadora que incentiva o potencial criativo dos alunos?

Alicia Graf Mack, reitora e diretora da divisão de dança da Juilliard School desde 2018, utiliza algumas técnicas para uma abordagem orientada para reforçar a criatividade de seus alunos. Com base em suas próprias experiências formidáveis ??atuando com Dance Theatre of Harlem, Complexions Contemporary Ballet e Alvin Ailey American Dance Theatre, Graf Mack é uma inspiração para estudantes e educadores. 

"Quando assumi o comando, vi muitos alunos talentosos, famintos e generosos que não tinham o poder de compartilhar e viver em sua própria excelência. Eu precisava levantar a atmosfera e lembrar aos bailarinos por que eles querem fazer isso!"

Menos cobrança

A técnica é importante, mas antes é preciso conhecer seus alunos, criar laços, compreender as dificuldades e facilidades de cada um, para assim, criar um espaço saudável de desenvolvimento. 

Alicia Graf Mack conta que no passado, todos os alunos da Juilliard tinham um ano de composição, então os dançarinos eram escolhidos pelo corpo docente para continuar no segundo ano. Quando entrou para o corpo docente mudou isso: o segundo ano obrigatório para todos os alunos. 

Dê tempo para as pessoas desenvolverem, menos competição e mais olhar individual, criando um grupo que se ajuda e não compete.

Improvisação e liberdade 

Tornei a improvisação obrigatória junto com trabalho de chão contemporâneo e trouxe coreógrafos e artistas que chamaram os dançarinos para colaborar. É importante oferecer espaços livres, onde os alunos criam não para um trabalho ou coreografia específica, mas simplesmente para se divertir. Neste momento este trabalho não é avaliado, dessa forma os alunos se soltam e se permitem assumir riscos

Respeito, amor e encorajamento

Exija muito de seus alunos sempre que trabalhem de forma respeitosa, e para isso você precisa se manter disponível e quebrar a barreira hierarquica de professor-aluno. 

É importante trabalhar valores como equidade, diversidade, inclusão, dessa maneira podemos entrar em contato com diversas realidades e formas de pensar. As trocas nesse âmbito engrandecem o repertório criativo. 

Com corpo docente e liderança, tivemos mais treinamento, conversa, escuta e compreensão, para que cada pessoa possa entrar na sala como estudante e artista e ser seu eu autêntico - essa é a única maneira de realmente crescer. 

Fonte: dancemagazine.com

 

Voltar