30/11/2018 - III Fórum Internacional de Cidades Criativas acontece em Silvânia-GO


Acontece em Silvânia – Goiás/Brasil, de 06 a 08 de dezembro de 2018, o III Fórum Internacional de Cidades Criativas. Dando sequência às atividades e construções realizadas nos dois fóruns anteriores, este evento trará especialistas do Brasil e do exterior (Abu Dhabi e México) para abordar temas sobre cidades criativas, economia criativa, gestão cultural, inovação e sustentabilidade e exemplos de projetos que transformaram cidades e regiões através do desenvolvimento da cultura e da criatividade.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no local do evento, no dia 06/12, das 16h30 às 18h00, na Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude de Silvânia, ou antecipadamente pelo site (clique aqui).

Durante a programação do fórum, o publico contará com diversas atividades, como palestras, apresentações culturais, visitas turísticas, painéis temáticos, grupos de trabalho, oficinas e debates para apresentar o conceito e a importância de cidades criativas e da economia criativa para o futuro das regiões e territórios. As apresentações artísticas, de música, dança, teatro, circo, artesanato e artes populares, vão ocorrer na Praça do Rosário, no espaço Cenário Eventos e espalhadas em outros lugares da cidade de Silvânia. Toda essa rica programação tem, dentre outros, o propósito de fortalecer os relacionamentos entre a comunidade e as governanças municipais, voltada ao estabelecimento de uma Rede de Cidades Criativas em Goiás.

Palestrantes nacionais e internacionais vão apresentar conceitos e exemplos de como a cultura e a criatividade podem fomentar a economia da região, em especial no turismo e nas artes. Jorge Cerveira Pinto, Culture Policy Expert de Abu Dhabi e Victória Contreras (México), consultora em Gestão Cultural e Economia Criativa, são alguns dos convidados de destaque do evento para cidades criativas.

Para William Bernardes, coordenador geral do evento, que é promovido pelo Centro de Referência em Economia Solidária e Criativa - CREARES, os projetos e ações que estão em andamento, como o Trem da Cultura, Consórcio Intermunicipal e revitalização de principais pontos turísticos da região, contribuem com o desenvolvimento territorial, valorização da cultura, do turismo, fomentando o setor econômico.

"É muito gratificante ver Silvânia receber esse evento de grande impacto nacional. O III Fórum de Cidades Criativas traz credibilidade, dá visibilidade e consolida as iniciativas que já vem sendo desenvolvidas para o crescimento socioeconômico, cultural e sustentável da região. Os resultados nos estimulam ainda mais em contribuir para que Silvânia seja reconhecida como uma potente cidade criativa de Goiás", complementa William.

"Esse evento é um incentivo para o desenvolvimento orgânico e sustentável de Silvânia e região, fortalecendo uma Rede de Cidades Criativas na Estrada de Ferro e em Goiás, buscando a interação e participação em decisões importantes do cidadão com o território", relata Décio Coutinho, curador de conteúdo do Fórum.

III Fórum Internacional de Cidades Criativas 

SERVIÇO
Data:06 a 08 de dezembro de 2018
Local:Cenário Espaço Eventos | Silvânia-GO
Endereço:Rua João Rosendo Sanches, setor Sul, Silvânia –GO
Inscrições Gratuitas:  https://www.sympla.com.br/iii-forum-internacional-cidades-criativas__399482

Confira a programação do III Fórum Internacional de Cidades Criativas 

06 DE DEZEMBRO:

INICIO DO EVENTO

  • 16:30h – 18:00h: Credenciamento
  • 18:30h: Apresentação da Banda da Melhor Idade
  • 19h: Apresentação Os Considerados – O Catira – Silvânia-GO
  • 20h: CONFERÊNCIA DE ABERTURA: TERRITÓRIOS E CIDADES CRIATIVAS: UM FUTURO POSSÍVEL? - Jorge Pinto – Abu Dhabi

Local: Cenário Eventos - Rua José Delfino Nº. 41

  • 22h: Apresentação Fanfarra CEMADIPE de Aparecida de Goiânia-GO

Abertura da Feira de Orquídeas e Artesanato

Local: Praça do Rosário

07 DE DEZEMBRO:

  • 08h – 12h: PAINEL 1: DESAFIOS PARA UMA CIDADE CRIATIVA

Regina Amorim – João Pessoa Criativa / Valdir Rosa – Estrada de Ferro Goiás / Telma de Jesus Caixeta Cardoso – APL de Cachaça e Artesanato Orizona / Sabrina Del Bianco e Alexandre Andrade - Coletivo Centopeia

Local: Cenário Eventos - Rua José Delfino Nº. 41

  • 13:30h – 17h: Oficina – GT's - Design do Território Criativo da Estrada Ferro Goiás – Coletivo Centopeia

Local: Cenário Eventos

  • 17:30h: Apresentação Cultural

Local: Cenário Eventos

  • 19:30: Lançamento do livro História de Quadrinhos – Valores e Luta Cultural – Edimilson Marques

Local: Biblioteca Municipal Coronel Pirineus

08 DE DEZEMBRO:

  • 08h – 12h: PAINEL 2: CONEXÕES, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NAS CIDADES CRIATIVAS

Victória Contreras - México / Ana Cristina Silva – Audiovisual e as Cidades / Décio Coutinho - Consultor em Economia Criativa / Guido Marco – Turismo Criativo / Sérgio Gebara – Estratégias para o Desenvolvimento pelo Turismo e Cultura

Local: Cenário Eventos - Rua José Delfino Nº. 41

  • 13:30h – 17h: Oficina – GT's – Design do Território Criativo da Estrada Ferro Goiás – Coletivo Centopeia

Local: Cenário Eventos

  • 15 - 17h: PACTO DA REDE DE CIDADES CRIATIVAS – marco zero com prefeitos e representantes dos municípios presentes
  • 17h – 18h: Encerramento do Fórum com a apresentação dos resultados das Oficinas – GT's e da Rede Goiás de Cidades Criativas

Local: Cenário Eventos

  • 18h: Apresentação Defloorislava - apresentação circense

Local: Cenário Eventos

  • 19h: Nômades Grupo de Dança – Escape

Local: Praça do Rosário

  • 20h: Festival Musical da Estrada de Ferro
  • 21h: Concerto Andrea Teixeira
  • 21h: Liminha e A Outra Banda da Terra

Local: Praça do Rosário

Sobre o Fórum Internacional de Cidades Criativas 

O Fórum tem o objetivo de compartilhar novas experiências do Brasil e do Exterior levando conhecimento sobre as cidades criativas para a população, divulgar ideias inovadoras e criar oportunidades para o desenvolvimento das cidades e regiões participantes. Essa iniciativa envolve a participação popular, a gestão pública e demais agentes transformadores da sociedade, sendo um estímulo para o surgimento de novas parcerias e o intercambio das boas práticas, de pessoas, processos e projetos, resultando em uma grande Rede de Cooperação.

Já a Economia Criativa tem o foco no desenvolvimento econômico, na sustentabilidade, nas pessoas, nas culturas e tecnologias. Setores diversos fazem parte desse movimento, como design, artes midiáticas, gastronomia, cinema, literatura, artesanato, arte popular, música e outros. As Cidades Criativas tem um perfil comum no sentido de inovação, nas conexões e no valor da cultura, a partir dos seus olhares para o desenvolvimento e futuro.

Sobre o CREARES - Centro de Referência em Economia Solidária e Criativa

CREARES, em latim, significa "Criatividade", e foi o nome escolhido para representar um grupo de amigos, gestores e empreendedores criativos experientes de alta diversidade e qualidade profissional, focado na relação com as pessoas e parceiros que oferecem com soluções inovadoras e criativas para o desenvolvimento de cidades criativas e da economia criativa. A missão do grupo é efetivar a promoção humana através da criatividade, entendida como ferramenta alternativa de integração, realização profissional e mudança social.

Sobre a gestão e o empreendedorismo do CREARES, que assumiu a 2ª edição do evento (Rio Quente, 2017), a expectativa é fundar um novo marco de criatividade e desenvolvimento territorial nas 14 cidades que atualmente compõem o Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro, liderada pelo município de Silvânia, sede do evento. "O grande passo agora é estimular os municípios goianos a criarem uma Rede de Cidades Criativas", conta o coordenador geral do evento, William Bernardes.

III FÓRUM INTERNACIONAL CIDADES CRIATIVAS

Realização: CREARES | Patrocínio: Milhão Corn Ingredients, Lei Goyazes, SEDUCE - Secretaria de Educação Esporte e Cultura do Estado de Goiás, Governo de Goiás | Apoio: Prefeitura de Silvânia, CDL Silvânia, Coletivo Centopeia, Extrema - Produção Criativa, Associação Cultural Criativa, Nômades Grupo de Dança.

Voltar