10/12/2018 - Itaú Cultural abre inscrições para cursos gratuitos de Interpretação, Direção Teatral e Dança.


O Itaú Cultural dará início à programação de 2019 realizando no mês de janeiro minicursos de dança, interpretação e direção teatral, cujas inscrições estão abertas de 11 a 30 de dezembro. O bailarino, ator e encenador Kleber Lourenço comanda a turma de dança contemporânea O Movimento no/do Corpo, a atriz e professora Bete Dorgam está à frente da de interpretação O ator e a linguagem cômica como possibilidade poética, e o diretor Luiz Fernando Marques, Lubi, do minicurso de Direção Teatral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do instituto (www.itaucultural.org.br), com currículo e carta de intenção.

A ação integra a proposta do Itaú Cultural de, a partir de 2019, investir em ações formativas nas linguagens das artes cênicas. As primeiras turmas serão voltadas para as áreas de dança e teatro, mas a linguagem do circo também integra esse projeto que visa contribuir com os processos de formação e aperfeiçoamento em áreas estruturantes das artes cênicas.

O bailarino Kleber Lourenço comanda a turma de dança contemporânea O Movimento no/do Corpo, direcionada à consciência e descoberta de uma dança pessoal. Para tanto, trabalha no treinamento do corpo e na investigação do movimento dançado, tendo como ponto de partida vivências com as matrizes de danças tradicionais brasileiras, como as africanas e populares. Para as aulas que acontecem de 15 a 18 de janeiro (terça-feira a sexta-feira), das 10h às 13h, estão abertas 25 vagas, e os candidatos precisam ter alguma experiência em dança. O resultado dos selecionados será divulgado no site do Itaú Cultural no dia 10 de janeiro (quinta-feira).

Nos mesmos dias, das 15h às 19h, a atriz e professora Bete Dorgam estará à frente da turma de interpretação O ator e a linguagem cômica como possibilidade poética, voltada para profissionais e estudantes de teatro maiores de 16 anos. Nela, Bete apresenta aos participantes as máscaras do palhaço e do bufão como uma possibilidade de pesquisa e expressão, permitindo o contato com a inadequação e o grotesco. Serão selecionados 20 inscritos, também anunciados no dia 10.

O terceiro minicurso é o de Direção Teatral, que acontece nos dias 21 e 22 de janeiro (segunda-feira e terça-feira), conduzido por Luiz Fernando Marques, o Lubi. Podem se inscrever para as 20 vagas oferecidas diretores, estudantes de teatro e interessados – sem obrigatoriedade de experiência em direção teatral –, que participarão de encontros sobre possibilidades técnicas e poéticas da construção da cena. O foco é a elaboração de processos criativos, de características colaborativas, metodologias para construção cênica/dramatúrgica e estudos sobre a preparação do ator e sobre a dramaturgia da recepção. O resultado da seleção será divulgado no site do Itaú Cultural no dia 17 de janeiro.

Sobre os convidados

Bete Dorgam é atriz e professora na Escola de Arte Dramática (EAD-USP) e da Escola Superior de Artes Célia Helena. É doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP e pesquisa a linguagem clownesca há mais de 25 anos. Estudou com formadores como Angela de Castro, Cristiane Paoli-Quito, Leris Colombaioni e Philippe Gaulier. Participou por mais de 10 anos do Midnight Clowns, de Wellington Nogueira, e do espetáculo Quadri Matzi, dirigido por Paoli-Quito. Recebeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2010, pelo espetáculo Casting, com direção de Marco Antonio Rodrigues, e o Qualidade Brasil de Melhor Atriz em Comédia em 2014 por Assim é se lhe parece, de L. Pirandello e dirigido por Marco Antonio Pâmio.

Kleber Lourenço é bailarino, coreógrafo, ator, encenador e arte-educador. Possui experiência profissional em teatro, dança, cinema e arte-educação. Mestre em Artes pela UNESP e diretor artístico do Visível Núcleo de Criação. É encenador na Capulanas Cia de Arte Negra, tendo como mais recente direção a de Ialodês (2018). Integra o Fórum Permanente de Danças Contemporâneas Corporalidades Plurais – SP, e com o Visível Núcleo de Criação criou espetáculos como Estar aqui ou ali (2011) e Ensaio para camuflagem (2015) e os projetos Curta Teatro (2010) e Jam Corpos em Festa (2012/2013). Fez residências artísticas na França, Portugal, São Paulo, Pará, Bahia e Pernambuco. Foi bailarino do Grupo Grial de Dança/PE e venceu o prêmio APACEPE de Melhor Bailarino em 2007 e 2012, entre outras premiações, como o prêmio Destaque do Ano Sated/PE 2007.

Luiz Fernando Marques (Lubi) nasceu em Santos e integra o Grupo XIX de Teatro desde 2001 e o Teatro Kunyn, desde 2009, no qual dirigiu e co-criou espetáculos. Fora do XIX, criou e dirigiu mais 15 peças em parcerias com grupos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Acre. Suas peças já foram encenadas em mais de 100 cidades no Brasil e 24 no exterior (Cabo Verde, França, Guiana Francesa, Inglaterra, Itália e Portugal). Ao longo de sua trajetória acumula entre prêmios e indicações mais de 15 menções nos principais prêmios do país: Shell, APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, Bravo!, Qualidade Brasil, Prêmio Governador do Estado de São Paulo entre outros. Desde 2008, é orientador do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André.

SERVIÇO

MINICURSOS DE JANEIRO

Inscrições:
De 11 a 30 de dezembro de 2018 (terça-feira a domingo)
Pelo site www.itaucultural.org.br
Preenchimento de formulário com de carta de interesse e descrição das experiências (currículo)

Minicurso oferecidos:

Dança: O Movimento no/do corpo - com Kleber Lourenço

  • Vagas: 25 vagas
  • Indicação: para maiores de 16 anos e com alguma experiência em dança
  • Resultado dos selecionados: dia 10 de janeiro de 2019 (quinta-feira)
  • Aulas: de 15 a 18 de janeiro de 2019 (terça-feira a sexta-feira)
  • Horário: 10h às 13h

 Interpretação: O ator e a linguagem cômica como possibilidade poética - com Bete Dorgam

  • Vagas: 20 vagas
  • Indicação: para profissionais ou estudantes de teatro maiores de 16 anos
  • Resultado dos selecionados: dia 10 de janeiro de 2019 (quinta-feira)
  • Aulas: de 15 a 18 de janeiro de 2019 (terça-feira a sexta-feira)
  • Horário: 15h às 19h

Direção Teatral - com Lubi (Luiz Fernando Marques)

  • Vagas: 20 vagas
  • Indicação: para maiores de 18 anos (não é necessário experiência em direção)
  • Resultado dos selecionados: dia 17 de janeiro de 2019 (quinta-feira)
Voltar