19/12/2018 - A companhia portuguesa de dança contemporânea Quorum Ballet abre as suas portas no dia 26 de Janeiro de 2019 para uma audição/


Uma Companhia portuguesa sem fronteiras

QuorumBallet é uma companhia de dança contemporânea fundada em 2005 pelo seu director artístico, coreógrafo residente e bailarino Daniel Cardoso, que desejava criar uma companhia de repertório de dança contemporânea em Portugal.

Já com uma estrutura definida e permanente, o Quorum Ballet abre em Outubro de 2007, em parceria com a associação sem fins lucrativos AQK – Associação Quorum Cultural e a Câmara Municipal de Amadora, a Quorum Academy, que cria o “Projecto Quorum”, com aulas de dança abertas a crianças, jovens e adultos.

A companhia conta com mais de 50 produções e tem actuado em inúmeras cidades nacionais e internacionais. Assumidamente uma companhia sem fronteiras, tem trabalhado com vários coreógrafos convidados, nomeadamente Itzik Galili, Thaddeus Davis, Jonathan Hollander, Donald Byrd, Barbara Griggi, Iolanda Rodrigues, António Cabrita, Inês Godinho, Freddie Moore, Gonçalo Lobato entre outros. 

O reconhecimento internacional tem vindo a consolidar-se em países como a Dinamarca, EUA, Polónia, Singapura, China, Chipre, Sérvia, Equador, Holanda, Tailândia, Argélia, Espanha, Alemanha, Suíça, entre outros.

Em 2009 o Quorum Ballet recebe o prémio de Melhor Companhia de Dança Contemporânea na 1ª edição dos Portugal Dance Awards e em 2011, na 14ª edição do Festivalde Castilla y Léon (Espanha) é considerada (em ex aequo) “a Melhor Companhia em Palco” com o espectáculo “Correr o Fado”.

Créditos imagem de capa: Timo Nyman / Quorum Ballet em Musikhuset Aarhus, Dinamarca,  “Saudade | Back to fado”, de Daniel Cardoso. (fonte: Facebook Quorum Ballet)

Mais informações: Quorum Ballet.

Voltar