22/01/2019 - Conheça a história do bailarino Giuliano Antonio


Iniciou seus estudos de sapateado em 2005 no Studio A de dança através da parceria com o projeto Adote um Artista, desenvolvido pela Fundação FAMA. Atuou como professor desde 2009 até 2017 antes de se mudar para os Estados Unidos.

Como sapateador teve a oportunidade de participar de diversos festivais da área no Brasil, Estados Unidos e Argentina, destaque para Tap in Rio, Encontro dos Ritmos e Floripa Tap (nacionais) e LA Tap FEst, DC Tap Fest, Chicago human Rhythm Project, New Orleans Tap Fest, Swingin Festival e Bojangles Tap Party (internacional)

Em seu currículo Giuliano possui mais de 25 prêmios em campeonatos de dança, destacando para os prêmios de melhor bailarino do Dançaraxá 2015, vencedor do Desafio Tap in Rio 2011, tetra-campeão solista masculino de sapateado no Dançaraxá e finalista da batalha de sapateado em Los Angeles 2014.

Com a companhia profissional de sapateado Trupe Toe dirigida por Marina Coura, se apresentou nas Olimpiadas do Rio 2016 e na Virada Cultural Paulista em 2015, além da turnê pelo Sesc na Dança com o espetáculo Recriando Linguagens do Sapateado Brasileiro pelo estado de Santa Catarina.

Como produtor vem desenvolvendo projetos na área do sapateado  para a disseminação do conhecimento e intercâmbio entre sapateadores. Entre 2014 a 2017 produziu junto à Alexandra Gebrim Nader e Mariana Izidro o festival "TAP SHOW – Os pés não podem parar" na sua cidade natal Araguari-MG. O festival começou com uma arrecadação de fundos online e se tornou um sucesso nacional alcançando 4 edições e beneficiando mais de 100 jovens com bolsas de estudos em aulas de sapateado direta e indiretamente. Além do Tap show, destaca-se como co-produtor dos festivais 4 X TAP e Double G.

Giuliano possui em seu histórico de performances pelo Studio A vários personagens, tais como: Sebastião em A pequena sereia (2014), destacou-se como papel principal nos espetáculos O Rei Leão (2013) em que interpretou Simba e posteriormente Aladdin no espetáculo Aladdin- a magia da dança (2015)

Nos Estados Unidos se apresentou em vários lugares, dentre eles pelo Studio A de dança em Los Angeles 2011 e Chicago 2014 e mais recentemente em Washington D.C. com o MYTE (Metropolitan Youth Tap Ensemble) dirigido por Charles Renato.

Em 2018 entrou para a companhia Sole Defined, dirigido por Ryan Johnson e Quynn Johnson. Ryan fez parte do elenco do Cirque de Solei e do mundialmente famoso Stomp. A companhia mistura sapateado com percussão corporal. 

 

*Ryan Johnson se apresentou no The Beatles LOVE, do Cirque Du Soleil, como Sugar Plum, e One Drop, do Cirque Du Soleil, sob a direção de Mukhtar Omar Sharif Muktar. Ele fez parte da NYC e do elenco de turnê do STOMP, onde interpretou Particle Man e Ringo. Durante seis anos de sua carreira, Johnson foi o solista e gerente de produção da mundialmente renomada Step Afrika !, e o sapateador residente de The Great Gatsby, do The Washington Ballet. Ele foi o principal coreógrafo da temporada 2010 Premier. de Extreme Makeover Home Edition em Baltimore, MD, estrelado por Raven-Symone. Estreou novos trabalhos no Festival Internacional de Música Corporal no Brasil, no Festival de Nova York: Tap International e no Cirque Du Soleil com o espetáculo "A Choreographers Showcase" do The Nevada Ballet em Las Vegas.

 

*Quynn Johnson, uma artista performática vencedora de vários prêmios, foi descrita como tendo "uma qualidade de movimento deliciosamente flutuante e um ritmo orgânico natural". Em 2014, ela ganhou o prêmio individual de artista por coreografia de dança do Maryland State Arts Council. A mais nova produção de Quynn, SOLE Defined (co-criada com Ryan Johnson) é um show com incrível fusão de sapateado e percussão corporal. O SOLE Defined foi apresentado no Festival Infantil da Itália, no Travesseiro Jacobs, no Palco John F. Kennedy Center Millenium e no Dance Encore Festival em Quebec, Canadá.

 

Voltar