11/03/2019 - Talvez seja hora de olhar com atenção para a sua dieta saudável


Já ouviu falar em "ortorexia" ou orthorexia? Embora não seja oficialmente reconhecido como um distúrbio alimentar, a orthorexia é amplamente aceita como uma obsessão problemática pela alimentação saudável. É definido como comportamentos alimentares desordenados que ocupam a existência, impedindo o crescimento social, emocional e físico.

Na dança, à medida em que tentamos equilibrar a necessidade melhorar o nosso desempenho com o desejo de manter uma certa "estética", corremos o risco de criar expectativas irrealistas da nossa imagem corporal.  Por isso, é importante identificar sinais de alerta que transformam hábitos saudáveis restrições prejudiciais.

Bandeira Vermelha: preocupação esmagadora sobre a qualidade dos alimentos

Embora estar ciente dos rótulos dos alimentos seja essencial para um estilo de vida saudável, não se restrinja apenas a alimentos com ingredientes considerados "saudáveis". Pergunte a si mesmo: você se sente ansioso por comer alguma coisa sem conhecer todos os ingredientes?

Bandeira Vermelha: alimentos Consome Seus Pensamentos

Embora o interesse pela nutrição seja uma ótima maneira de levar um estilo de vida saudável, problemas surgem quando os pensamentos sobre os alimentos sobrecarregam sua capacidade de experimentar ambientes e sabores desconhecidos.

Bandeira Vermelha: não comer aquilo que não foi feito por você

Aqueles  que desenvolvem a ortorexia podem ser incapazes de comer alimentos que não foram preparados por eles mesmos. Devido a uma dieta severamente rígida, eles podem evitar refeições se não tiverem uma escolha que tenha sido considerada "saudável". Podem achar necessário preparar e levar comida pessoal para os eventos.

Bandeira vermelha: angústia emocional quando "regras alimentares" estão quebradas

Regras alimentares são criadas quando se começa a cortar um número crescente de grupos de alimentos (exemplos incluem todo o açúcar, todos os carboidratos, todos os produtos lácteos, todas as carnes, todas as opções não-orgânicas). Se alguém com ortorexia se distancia desses padrões alimentares rígidos, a ansiedade, a angústia, a culpa e / ou a depressão geralmente aparecem.

Bandeira Vermelha: preocupação Severa Sobre Sua Saúde e Desempenho

Uma pessoa com ortorexia torna-se incapaz de desfrutar uma comida por puro prazer. Nesse caso, o único propósito é comer apenas para o benefício nutricional que um alimento pode ter na saúde ou no desempenho.

Por isso, fique de olho! Se a sua ansiedade resultar em uma constante restrição de certos alimentos ou situações sociais, convém reavaliar suas metas de saúde. :)

Se você acha que pode se relacionar com qualquer uma das bandeiras vermelhas acima, considere falar com um médico especializado em comportamentos alimentares desordenados, como um nutricionista, um psicólogo ou um psicoterapeuta. Se cuide!

Até a próxima!

Fonte: dancemagazine.com

Voltar