10/05/2019 - Temporada Alfa de Dança 2019 - SP


Temporada Alfa de Dança mantém, há 16 anos, uma programação de forma contínua e sistemática, selecionando e apresentando obras e companhias representativas do que melhor se produz na dança contemporânea no Brasil e ao redor do mundo. O projeto tem conseguido atrair um público para a dança, cada vez mais numeroso e diversificado.

A música como ponto de partida e inspiração no processo criativo de um espetáculo de dança é uma prática presente no trabalho de muitos dos grandes coreógrafos. Na Temporada Alfa 2019 se apresentaram três companhias com trabalhos em que essa característica é marcante – Grupo Corpo, Les Ballets Jazz de Montréal e Quasar Cia. de Dança.

O Grupo Corpo abre em agosto a temporada com a estreia de GIL– um dos sonhos mais antigos da companhia: criar um espetáculo a partir de trilha especialmente composta por Gilberto Gil.

O Les Ballets Jazz de Montréal apresentará DANCE ME, com coreografias de Andonis Foniadakis, Annabelle Lopez Ochoa e Ihsan Rustem, e trilha sonora com músicas do cultuado poeta e compositor canadense Leonard Cohen (falecido em 2016).

A brasileira Quasar Cia. de Dança volta para a temporada com O QUE AINDA GUARDO, em que icônicas composições da bossa nova inspiraram o trabalho do coreógrafo Henrique Rodovalho.

Também na temporada a apresentação de Arc – Chemin de jour, novo trabalho da Sankai Juku, uma das pioneiras manifestações da dança butô, que até hoje é reconhecida internacionalmente como referência da dança contemporânea japonesa. E completando a programação, a Companhia de Dança Deborah Colker, que para comemorar seus 25 anos remonta ROTA, um dos grandes marcos da sua trajetória.

Aproveitamos para agradecer o apoio de todos vocês que têm nos acompanhado ao longo dessas 16 edições da Temporada Alfa. Queremos continuar a realizá-la por muitos anos. É importante mencionar que as leis de incentivo à cultura (federal, estadual e municipal) sempre foram essenciais para a viabilização deste projeto e que a continuidade de sua utilização é fundamental para a sobrevivência não só das mostras e companhias de dança, como das orquestras, musicais, espetáculos de teatro e demais manifestações que compõem a riqueza cultural do nosso país.
A seguir apresentamos mais detalhes sobre os espetáculos e suas respectivas datas, lembrando que os ingressos podem ser adquiridos, com vantagens, sob a forma de assinaturas
Contamos com a sua presença! Até breve!

Elizabeth Machado
Diretora Superintendente

Foto: Thierry Du Bois -  Les Ballets de Montréal, Dance Me (2017) – de Leonard Cohen.

Este ano farão parte de nossa programação:

Grupo Corpo (Brasil) – 8 a 11 e 14 a 18 de agosto

Les Ballets de Montréal (Canadá) – 30 de agosto a 1º de setembro

Quasar Cia. De Dança (Brasil) – 14 e 15 de setembro

Sankai Juku (Japão) – 28 e 29 de setembro

Cia. De Dança Deborah Colker (Brasil) – 23 a 29 de outubro

Voltar