10/05/2019 - A 11ª edição do Festival do Litoral Oeste será realizada no período de 29, 30 e 31 de Julho e 01, 02 e 03 de Agosto na cidade de Itapipoca CE.


Trajetos e legados:

O Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará anuncia sua décima primeira edição na cidade de Itapipoca! Evento anual que integra, mobiliza e difunde a dança cênica no interior cearense com programação diversa, composta por ações formativas, exposições, rodas de diálogo, publicações, circulações itinerantes, apresentações de espetáculos de dança e shows musicais voltados a espaços e públicos distintos, vislumbrando o acesso gratuito e a democratização da dança como direito cidadão ao exercício da fruição artística, à livre expressão corporal com suas subjetividades e anseios estéticos singulares.

O tema gerador:

Vivemos épocas delicadas de desmontes, perseguição e intolerância. O direito de dançar está ameaçado. Somos conclamados a enfrentar essas atrocidades com estratégias de reinvenção e mobilização de base, levantar nossas bandeiras de luta em coletivos agregando forças com todas as linguagens artísticas e expressões culturais que resistem em nossos territórios. A luta é pela defesa da cultura, bem maior que faz de todos nós singulares e diversos. A dança é cultura de vida, cultura de livre expressão, cultura de participação democrática, cultura de convívio, cooperação e compartilha. Por isso nosso tema gerador de 2019 é: FESTIVAL DE DANÇA DO LITORAL OESTE - A CULTURA VIVE. Pretendemos fazer dessa afirmação um testemunho de resistência e reinvenção que pulsa em nossa militância dançante.

Novo formato:

A 11ª edição do Festival do Litoral Oeste será realizada no período de 29, 30 e 31 de Julho e 01, 02 e 03 de Agosto na cidade de Itapipoca CE. Estamos construindo uma programação inédita vislumbrando um novo formato para o evento. Não nos limitaremos a gerar programação de palco em praças centrais como nos anos anteriores, a proposta é DESCENTRALIZAR e oportunizar o ACESSO LIVRE da dança em espaços ainda não contemplados pelo festival. O contexto atual nos pede que repensemos nos formatos de eventos que ainda trazem heranças elitistas, centralizadoras e excludentes. Faz-se necessário ativar e forjar NOVOS CENTROS de OCUPAÇÃO nas periferias, salões comunitários, escolas públicas, distritos e localidades rurais. A dança é direito de todos e todas, não podemos ser contraditórios em nossos discursos sobre engajamento e compromisso social, é fundamental testemunhar na prática. 
A partir desse ano o festival do litoral oeste ergue com mais força a bandeira da ACESSIBILIDADE e MILITÂNCIA POPULAR, e deseja conceber/construir uma programação que abrace os territórios e espaços de resistência, luta e reinvenção onde a dança é expressão e prática comunitária. Para tanto precisaremos agregar propostas de trabalhos de dança produzidos no Ceará que se identifiquem e comunguem desses anseios. A função dessa convocatória é catalogar essas propostas para a mobilização de uma CIRCULAÇÃO ITINERANTE a ser realizada em espaços diversos de Itapipoca.

Se ligue na Fanpage: www.facebook.com/dancalitoraloeste
e instagram: @dancalitoraloeste
#dancalitoraloeste
#wmcultural
#enel
#secult
#Quitandadasartes

Realização:
Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI)
Apoio:
SECULT
ENEL
Coprodução:
WM Cultural
Consultoria executiva:
Quitanda das artes

Voltar