13/06/2019 - II Jornada Pedagógica de Dança Clássica - SP


O Ballet Mercedes Beltrán, em parceria com O Clube Paineiras do Morumby da cidade de São Paulo, Brasil, tem o prazer de convidar à você a participar da II Jornada Pedagógica de Dança Clássica com o tema “As escolas de ballet e seus métodos” agendado para os dias de 20, 21, 22 e 23 de Junho de 2019 das 10h às 18h no Clube Paineiras do Morumby, Av. Dr Alberto Penteado 605, Morumbi, São Paulo, Brasil. Idioma Oficial do evento: Português.

O evento tem como objetivo fazer um estudo dos métodos de ensino das escolas de balé existentes, por meio de intercâmbio de experiências profissionais artístico - pedagógicas e entre as escolas, academias e instituições representativas docentes da dança clássica do Brasil e da região.

Nossa proposta é criar grupos de estudos interessados em conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos com a técnica, estilo e interpretação dos métodos de ensino das escolas de balé reconhecidas internacionalmente, especificamente as escolas: russa. inglesa e cubana; abordar temas relacionados ao processo de ensinoaprendizagem: como melhorar um processo que constantemente apela ao enriquecimento, um pensamento contínuo sobre o que fazemos e como fazemos. Estudar os seguintes aspectos de cada escola: Antecedentes Históricos; Coreógrafos Principais; Principais bailarinos e Pedagogos, Vocabulário Acadêmico; Coreografias, Escolas e Companhias representativas; realizar um estudo comparativo da metodologia de ensino das escolas de balé já estudadas.

O evento é dirigido a professores, pedagogos, especialistas, estudantes e bailarinos Os inscritos serão agrupadas em duas categorias: Ensino e Artístico. Na Categoria de Ensino serão agrupados os especialistas, pedagogos, professores e observadores; na Categoria Artística, os estudantes de balé e bailarinos. A Categoria de Ensino tem acesso livre a todas as atividades programadas no evento já a Categoria Artística só terá acesso as aulas práticas, workshop e mostra de encerramento. Os matriculados nesta categoria deverão ter conhecimento básico de dança clássica pelo menos dois anos de estudo.

Nesta edição os diretores e professores das escolas, academias o grupos participantes poderão inscrever seus alunos para participar das atividades programadas na Categoria Artística e da Gala de Encerramento 07/06/2019 no final do evento onde serão entregues os Certificados de Participação e Bolsas de estudos para o Curso de Verão de 2020 da Cátedra de Dança do Ballet Nacional de Cuba e; Summer no mês de Julho 2019 da Academia de Ballet e Dança Annarella Leiria, Portugal.

O programa inclui aulas práticas demonstrativas dos diferentes métodos de ensino das escolas russa, inglesa e cubana, palestras abrangendo os aspectos históricos, características e fundamentos estéticos de cada escola , mostra de aulas didáticas dos estilos de À Bournonville da escola danesa e de G.Balanchine, da escola americana. aula magistral de estilos clássico e romântico,workshop de duo clássico e virtuosismo masculino e Gala de Encerramento.

A II Jornada Pedagógica de Dança Clássica contará com a transmissão de experiências de trabalho de prestigiados artistas e professores do Brasil, Rússia e Cuba de reconhecida trajetória internacional. Entre os convidados, contamos com a presença confirmada do historiador do Balé Nacional de Cuba, Professor Titular da Universidade das Artes de Havana, Cuba, Dr. Miguel Cabrera.

Inscrições : https://www.balletmercedesbeltran.com/

SERVIÇO
Data:
de 20 a 23 de junho de 2019
Horário:  Quinta-feira: 10:00 - 18:00 - Sexta-feira: 10:00 - 18:00 - Sábado: 10:00 - 18:00 e Domingo: 10:00 - 18:00
Local: Clube Paineiras do Morumby
Avenida Doutor Alberto Penteado, 605, bairro Jardim Sílvia (Zona Oeste), São Paulo-SP
Telefone: (11) 96627-0201
Investimento: De R$ 285,00 à R$ 450,00

 

 

Voltar