29/04/2021 - DANÇA #EMCASACOMSESC RECEBE O SOLO "EVOCANDO UTOPYAZ"


No ar desde junho do ano passado, a programação Dança #EmCasaComSesc segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. As apresentações acontecem às quintas-feiras, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

 

Em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo no combate à pandemia, as transmissões do #EmCasaComSesc permanecem sendo realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.

 

Quinta-feira (29/04), direto de São Paulo, o Dança #EmCasaComSesc recebe Florydo Fogo, artista do teatro e da dança, com o solo “Evocando Utopyaz”. A obra traz uma miríade de desdobramentos a partir do histórico de vivências artísticas de Florydo, incluindo a realidade pandêmica – e, com ela, as novas necessidades e reflexões teórico-pedagógicas encruzilhadas na direção do fazer arte. Ao acessar a figura criada no trabalho “Feminino Abjeto”, com orientação e direção de Janaina Leite, Florydo se depara com a necessidade de resgatar saberes que se aproximam de sua ancestralidade e que borram questões normativas de gênero. Veste-se deste “avatar” para ocupar em dança o espaço deste cotidiano no qual travamos nossas coreografias comuns, por vezes banais na repetição da experiência do espaço, e propõe começar pelo corpo como suporte da transformação. Une dança e performance ao brincar com linguagens e códigos visuais e usa o desenho enquanto registro do percurso desta coreografia pela espacialidade casa ou, ainda, templo. Classificação indicativa: 14 anos.

Florydo Fogo é artista multimídia, performer e bailarino contemporâneo formado pelo Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. Graduado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e formado em Direção pela SP Escola de Teatro. É diretor geral da Núclea de Pesquiza Tranzborde, onde realiza orientações de jovens artistas em processo de levantamento de pesquisas cênicas. Integrou, recentemente, a primeira mostra internacional de ECOPERFORMANCE Taanteatro com o trabalho em vídeo performance “TERRA-CÉU – in progress” (2021); a programação do Festival Cultural Inglesa “(RE)- Versões Dança” (2021); o núcleo de mediadores do Brasil Cena Aberta (2020), e a mostra Poesia nos Escombros das Transversalidades Poéticas (CRD) com o vídeo dança “FRONTERA” e performance “FRONTERA ².0” (2020). Foi premiado na categoria Performance no 4º Salão de Outono da América Latina (2016) com a performance “EVA”.

Foto: Primeiro Amor / Crédito da imagem: Lenise Pinheiro

#EMCASACOMSESC

A série #EmCasaComSesc teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte – que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse: youtube.com/sescsp.

+ SESC NA QUARENTENA

O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Voltar