30/04/2021 - Três criações de dança testam os limites da pandemia na Terça Aberta no Kasulo


A Terça Aberta, programa mensal da Cia Fragmento de Dança, acontece no próximo dia 4 de maio, às 19h, em transmissão direta dos artistas performando ao vivo no Kasulo, espaço sede da companhia, através de live pelo perfil do Instagram da Cia. www.instagram.com/fragmentodedanca . Serão três trabalhos apresentados em sequência: “D.U.C.A (Diário de Um Certo Artista)”, de Rodrigo Alcântara, “Eco chegou na festa e trouxe a Breja”, de Rafa Barzagli, e “Raxa”, com Carolina Gasquez. Concluídas as três apresentações, segue uma boa conversa entre os artistas, com a participação do público e mediação da atriz Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro) e da bailarina Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Rodrigo Alcântara estreou “D.U.C.A - Diário de Um Certo Artista” em 2019, e até o início da quarentena, estava em cartaz no Espaço Cultural Adebankê. O trabalho, que já retratava os desafios do fazer artístico periférico, teve seus limites ainda mais testados em meio à pandemia.  Com direção de Anelise Mayumi e adaptado a um formato de encontro entre o antigo e o novo normal, relata em seu diário os dias, as dores, as alegrias, os tombos e acolhimentos, os caminhos e os encontros.

Rafa Barzagli dedica “Eco chegou na festa e trouxe a Breja” à jovem e bela ninfa da mitologia grega, que tinha o dom do diálogo, foi amaldiçoada por falar demais e, ao tentar sair da caverna, não foi ouvida pelo macho narcísico. Na onírica impossibilidade relacional, vaticinada por toda uma sorte de acontecimentos e ancestralidades, Eco é conclamada a participar de um encontro utópico através do tempo. Entre a imagem de Narciso (interpretado por Rafa Barzagli) e o som de Eco (Maitê Molnar), nos reconhecemos na festa de corpos dançantes e, em isolamento, quase desistindo, talvez possamos identificar instantes fugazes e potentes de felicidade, em uma (não)dança virtual.

“Raxa” é um estudo sobre dinâmicas, fluxo e fluência de movimento e suas relações com o espaço a partir da sonoridade do break beat do Hip Hop Dance. Artista da dança e arte-educadora, Carolina Gasquez desenvolveu pesquisa sobre as Danças Urbanas a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), conta, para o trabalho, com a provocação artística de Sofia Cruz, e figurino assinado por Mariana Gonçalves.

Proposta da Cia Fragmento de Dança que já recebeu o prêmio Denilto Gomes e foi indicada ao APCA de Dança 2020, a Terça Aberta acolhe trabalhos de dança, teatro e performance inéditos, recém estreados ou em processo e, neste momento, conta com o apoio da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO
Terça Aberta no Kasulo
Com: 
Rodrigo Alcântara (D.U.C.A - Diário de Um Certo Artista), Rafa Barzagli (Eco chegou na festa e trouxe a Breja), e Carolina Gasquez (Raxa).
Mediação: Janaína Leite (Grupo XIX de Teatro) e Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança).

Data: 04 de maio
Horário: 19h às 21h
Live pelo Instagram: 
www.instagram.com/fragmentodedanca

Um pouco dos artistas

Rodrigo Alcântara iniciou suas atividades artísticas na periferia de São Paulo, através dos programas Teatro Vocacional e Dança Vocacional. Bacharel em Design de Interiores pela FMU e Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro. Filho do Espaço Cultural Adebankê, onde estreou o espetáculo “D.U.C.A - Diário de um certo artista", pertencente à comunidade LGBTQIA+, o artista se define em três adjetivos, que são seus eixos de sobrevivência e resistência “Bixa, dançante e Periférica”.

Bacharel em dança pela UNICAMP, Rafa Barzagli atuou em companhias independentes de dança contemporânea e teatro. Desde o final de 2017, é coordenador do grupo de Dança do CCA/PROEXT da PUC-Campinas, onde também atua como coreógrafo. Faz parte do Grupo Merandros, vinculado à extensão da FEF-UNICAMP. Mestrando desde 2021, integra o grupo de pesquisa GPFEM/FEF-UNICAMP, desde abril de 2018.

Carolina Gasquez é artista da dança e arte-educadora. Graduada em Dança na Unicamp, foi bolsista do Programa PIBID-CAPES e desenvolveu pesquisa acadêmica (PIBIC-CNPq) sobre as Danças Urbanas a partir do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Foi coreógrafa no coletivo de teatro AniMales (PROAC 03/2018), intérprete-criadora em diversos grupos de dança e coordenadora geral na organização do XX Festival do Instituto de Artes (FEIA). Pesquisadora da Presença, ensina dança pelo seu desejo em socializar o acesso à educação do corpo.

 Ficha técnica dos trabalhos:

D.U.C.A - Diário de Um Certo Artista

Criação e interpretação: Rodrigo Alcântara
Direção Cênica: Anelise Mayumi - @anelise_mayumi
Captação de vídeo: Fabiana de Freitas - @fabianadefreitas
Iluminador: Cic Morais - @cicmorais
Trilha Sonora: Luiza Pessoa e VitoVelasso @umalupessoa @vitovelasso
Operação de Som: Karina Zichelle - @karinazichelle
Edição Vídeo D.U.C.A temporada virtual: KamillaBaes - @kamilla_baes
Assistência técnica DUCA temporada virtual: Jéssica Perobelli - @travesarte
Produção Operacional: Iô Costa - @io_costal
Produtora Cultural: Camila Silva - @_cadsilva
Assistente de Produção: Ellen Vitalino - @ellen_vitalino
Legenda: Diana Rodrigues - @dmmor_
Áudio Descrição: Leonardo Stephens - @lsd.stephens
Edição Teaser Oficial e Teaser com áudio descrição: Lygia Pereira - @pereiralygia
Intérprete de Libras: Rodrigo Antônio - @interprete_drigo
Material Gráfico: Luiza Pessoa - @umalupessoa
Fotografia: Yasmin Santos e Arô Ribeiro - @y_a_y_a_s @aroribeiro

Eco chegou na festa e trouxe a Breja

Narciso: Rafa Barzagli
Eco: Maitê Molnar
Luz, pesquisa sonora e edição de som: Rafa Barzagli
Trilha Sonora: Bolero - Ravel; InnerSound - Jesse Galanger; Tabacaria - Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) interpretado por Antônio Abujamra; DanseMacabre - Camille Saint-saën, interpretado por Kevin Macleod; Comportamento Geral - Gonzaguinha, interpretado por Elza Soares.
Arte gráfica: Gabi de Bem

Raxa

Concepção: Carolina Gasquez 
Provocação Artística: Sofia Cruz
Trilha Sonora: Le Bodeaux 
Figurino: Mariana Gonçalves

 

Voltar