26/05/2021 - Tirem os sapatos, novo espetáculo virtual da Cia. Diversidança, convida espectador a escolher as cenas que deseja assistir


Já imaginou assistir um espetáculo de dança onde você determina qual coreografia ou movimento o bailarino vai fazer? Sim, o espetáculo só prossegue se o público interagir. Esta é a essência de “Tirem os sapatos....”, espetáculo totalmente virtual e interativo criado pela Cia. Diversidança, do diretor e bailarino Rodrigo Cândido onde o público torna-se um interlocutor. As exibições acontecem nos dias 28 de maio de 2021 e 04, 11 e 18 de julho de 2021, sempre às sextas-feiras 19h, com transmissão no canal de Youtube da Diversidança, que é o https://www.youtube.com/c/CiaDiversidanca.

O espetáculo fica disponível até domingo às 19h. Às quintas-feiras, no horário das 12 h, será postado no Instagram da Cia. um formulário para que o público vote em qual das duas sequências coreográficas deseja ver. A cena mais votada é a que será inserida no espetáculo. O detalhe interessante é que a cada semana o público pode votar novamente.

O projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Durante quatro dias a Companhia ficou confinada no espaço cultural CITA -utilizando todos os procedimentos de segurança, inclusive, com a testagem de todos da equipe – pré-gravando as cenas que vão interagir com as coreografias que serão escolhidas pelo público. A cada dia um grupo convidado fará a abertura de “Tirem os sapatos...”.

O espetáculo e seu conceito

Na cultura japonesa o ato de tirar os sapatos liberta as pessoas de todas as energias impuras da rua. Tirando os sapatos as pessoas não permitem que essas energias invadam a harmonia do seu lar; nas religiões afro-brasileiras, o pé no chão simboliza o respeito à espiritualidade. “Tirem os sapatos...” navega por esse lugar poético, quase ecumênico. O espetáculo acontece em cima de um imenso tapete vermelho e macio.
A obra não tem uma estória definida, mas sim, trazer uma relação do espectador com a dança por intermédio do jogo de câmera, das cores, dos movimentos. É um resgate de sentimentos de compartilhamento e conexão em tempos remotos onde as pessoas não podem estar presentes. Porém, o sentimento de cumplicidade se faz por intermédio do conceito não linear do espetáculo e da relação entre os bailarinos, as câmeras, o ambiente confortável e a interação do público.

“Tirem os Sapatos... é um espetáculo que conecta as pessoas com a nossa dança e a dança das pessoas com as nossas danças. Para fazer isso durante um período de isolamento social criamos uma obra interativa onde as pessoas possam estar próximas mesmo que de forma remota”, explica Rodrigo Cândido.

“Esta foi a forma que encontramos para gravar um espetáculo que estivesse mais próximo da dramaturgia poética e estética da Cia Diversidança, que se debruça, sobretudo, pelo universo das experiências”, complementa Rodrigo.

Quem é a Diversidança

Criada em 2006 pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, nasceu na Zona Sul da cidade de São Paulo, território que influencia diretamente as ações e o seu processo de pesquisa artística, caracterizando-se por intenso trabalho autoral na busca de uma criação e investigação colaborativa, características às criações coreográficas na contemporaneidade. Durante sua trajetória, foi premiada em diversos Festivais, adquirindo entre os Corpos de Jurados cerca de 80 prêmios, incluindo diversos destaques, como:  Melhor Bailarino ou Destaque/Revelação, melhor Coreógrafo/Coreografia, Melhor Conjunto e Maior Nota do Festival.

Foto: Tirem os Sapatos_Ana Guerra

SERVIÇO

Datas e horários de exibição de “Tirem os sapatos.....”

  • De 28/05, 19h com acesso disponível até 30/05 às 19h;
  • De 04/06, 19h com acesso disponível até 06/06 às 19h;
  • De 11/06, 19h com acesso disponível até 13/06 às 19h;
  • De 18/06, 19h com acesso disponível até 20/06 às 19h;

Local: https://www.youtube.com/c/CiaDiversidanca
Classificação
: Livre

O formulário com enquetes interativas estarão disponíveis na biografia do instagram, nos dias 27/05, 03, 10 e 17/06, a partir de 12h e também durante as lives do youtube às 19h. - https://www.instagram.com/ciadiversidanca/

Ficha Técnica

Direção geral e artística: Rodrigo Cândido Ensaiador: Rivaldo Ferreira Produção artística e executiva: Simone Gonçalves Assistente de produção: Paloma Xavier Interpretes– criadores: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias e Rodrigo
Cândido. Orientação em audiovisual, vídeo dança e corpo câmera: Ana Guerra e Bárbara Santos (Coletivo Olhares de Guiné), Priscila Magalhães (Cia da Vila), Alice Santos, Carlos Lourenço, Felippe Peneluc e Odri Campos (Grupo 011) Narração: Bárbara Santos Textos e Vozes: Felipe Santana, Jeniffer Mendes e Jonatan Vasconcelos Iluminação: Rodrigo Cândido Trilha sonora: Aghata Santos e Gabriela Bárbara Técnicos de iluminação e sonoplastia: Alessandro Saldanha, Felipe Santana e Rivaldo Ferreira Cenografia: Rodrigo Cândido Assistentes de cenografia: Rivaldo Ferreira e Rodrigo Cândido Figurino: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias e Rodrigo Cândido Confecção de figurino: Ateliê Aleluia  Maquiagem: Lainx Dias Edição de telas: Vitor Porphirio Comedoria e assistência de serviços gerais: Augusto Iúna, Luzinete Xavier e Paloma Xavier Massoterapeuta: Edeni Cerqueira Assessoria de imprensa: Lau Francisco (7Fronteiras) Social mídia: Letícia Justino Designer gráfico: Willian Santana (Aggelos Finikas) Fotografia e edição de vídeo promocional: Ana Guerra Captação e edição de teaser e vídeo espetáculo: Laio Rocha e Victor Paris (Inspiração 6) Agradecimento: Davi Damasceno, Espaço Cultural CITA e Studio de Dança Diane Sousa

Voltar