28/05/2021 - DONA ZEFINHA LEVA AS TELAS DA TVC, NESTE SÁBADO (29/5), SUA TRAJETÓRIA DE ESPETÁCULOS CENOMUSICAIS


Todos os sábados de Maio, vai ao ar na TV Ceará um novo episódio da 2ª temporada da série especial documental produzida pelo Porto Dragão, “Nós no Batente”. Esta nova leva de episódios coloca em foco os interiores e outras centralidades da arte cearense, compartilhando suas vivências e potências criativas, uma temática importante para o Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE) gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que integra o Hub Cultural do Ceará. 

Para este sábado (29/5), convidamos o público a percorrer remotamente 135 quilômetros de distância, e através da sintonia com a TVC, chegar mais uma vez à cidade de Itapipoca, para curtir o sexpo episódio da segunda temporada de "Nós no Batente", com a apresentação da trajetória do Grupo Dona Zefinha.

A primeira temporada da série, que já foi exibida na TVC e pode ser assistida no canal do Youtube do Porto Dragão, compartilhou o viver de arte de 10 grupos de artes cênicas da capital cearense. Agora, na segunda temporada, a periferia de Fortaleza e o interior do Estado do Ceará são o foco, reforçando a importância dessa democratização e descentralização da arte e cultura.

SOBRE DONA ZEFINHA

É música? É circo? É teatro, ou arte de rua? Dona Zefinha é tudo isso junto. 

Poesia, humor, cotidiano do interior, danças típicas, música, arte de rua, teatro, circo e palhaçaria. Toda essa mistura traduz o que é a Dona Zefinha, que há 28 anos se mantém viva, espalhando sua arte pelo Ceará e mundo.

É diretamente da "terra dos três climas", que reúne sertão, serra e mar, como é popularmente conhecida a cidade de Itapipoca, que emana a voz e o movimento desse coletivo, que se apropriando da cultura e regionalidades, cria suas peças pensando em levar novidades que ofereçam ao espectador uma linguagem multifacetada e de experiências também de outras artes.

O nome Dona Zefinha, foi inspirado na cuidadora dos irmãos fundadores do grupo: Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, personagem, esta, muito presente na infância deles e que remete ao cenário cultural da região do Cariri do Ceará, local onde o trio nasceu. 

O grupo carrega na bagagem mais de 28 anos de estrada e, ao longo de sua carreira, a trupe já circulou em países como Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Hungria, Guiana Francesa, Cabo Verde, Argentina, Colômbia e Portugal. Atuam no elenco, atualmente, além de seus fundadores, os artistas Ângelo Márcio, Paulo Orlando, Joélia Braga, Vanildo Franco, Iranilson de Sousa, Samuel Furtado, Tamily Braga. 

"No circo e palhaçaria, levamos o humor e a piada. No teatro tradicional, aprendemos e nos inspiramos na dramaturgia. Com a dança, a ideia é ocupar o espaço cênico de forma mais ampla e consciente. Na cultura popular e teatro de rua, o mais importante: trabalhar olhando no olho do espectador, para sentir sua energia e retribuir com toda a magia do espetáculo." afirma Orlângelo Leal, explicando um pouco sobre as pesquisas e influências da banda. 

EPISÓDIOS DO “NÓS NO BATENTE” - SEGUNDA TEMPORADA

  • - EP 01: Mestre Aldenir (Cariri) 
  • - EP 02: Nego Gallo (Fortaleza) 
  • - EP 03: Cia Balé Baião (Itapipoca) 
  • - EP 04: Grupo Ninho de Teatro (Cariri) 
  • - EP 05: Nóis de Teatro (Fortaleza - Bom Jardim) 
  • - EP 06: Dona Zefinha (Itapipoca) - 29/05
  • - EP 07: Arte Jucá (Inhamuns) 
  • - EP 08: América Circo (Fortaleza) 
  • - EP 09: Toca da Matraca (Sobral) 
  • - EP 10: Abidoral Jamacaru (Cariri) 
  • - EP 11: Orquestra Popular do Nordeste (Fortaleza) 
  • - EP 12: Mangaio Cultural (Tianguá) 

ACESSIBILIDADE
Todos os episódios contam com a janela de intérpretes de LIBRAS, áudio-descrição, notas proêmias, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

SOBRE O PORTO DRAGÃO
O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense. 

Além do webinário Jornada de Pensamento, que aconteceu em outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa "Porto Dragão Sessions", uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e a primeira temporada do programa "Nós no Batente", e o programa “Zona de Criação”, programa que prevê apoiar 25 projetos de diferentes linguagens e estilos (música, teatro, dança). 

Todos os trabalhos realizados pelo HUB colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

SERVIÇO
“Nós no Batente” com "Dona Zefinha", no Culture-se da TVC

Data: 29 de maio, sábado
Horário: 22h45
Onde: VHF Canal 5.1 / Multiplay Canal 517 / NET Canal 17 / Brisanet Canal 15
*Sábado às 22h45 / Reprises às quintas-feiras às 20h30

Redes sociais:
@PortoDragaoce (Instagram)
Youtube.com/PortoDragao

 

 

 

Voltar