13/07/2021 - Inscrições abertas para oficina que investe na dança como treino de autodefesa


O artista, coreógrafo e pesquisador Davi Pontes abre convocatória no dia 15 de julho para o projeto de formação e pesquisa em artes Escola Repertório de Autodefesa, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020. As inscrições a serem feitas em https://bityli.com/bAUoo, encerram no dia 30 de julho e os resultados serão divulgados em 3 de agosto no https://linktr.ee/escolarepertoriodeautodefesa. Para participar, é necessário ter no mínimo dois anos de experiência profissional dentro do campo da dança ou áreas relacionadas, além de residir no estado do Rio de Janeiro.

São 10 vagas disponíveis e as inscrições serão analisadas por uma Comissão de Avaliação com conhecimento e engajamento nas áreas propostas. O projeto acontecerá inteiramente on-line, de setembro a outubro, sempre de terça-feira a quinta-feira, das 19h às 21h. O programa combina aulas de prática corporal e seminários teóricos ministrados pelos artistas, curadores e pesquisadores Thiago de Paula Souza, Castiel Vitorino Brasileiro, Iara Izidoro, Wallace Ferreira e Ana Pi.

Escola Repertório de Autodefesa surgiu como resposta aos estudos do trabalho artístico Repertório, realizado por Pontes em parceria com o bailarino Wallace Ferreira, que investe na ideia de dança enquanto um treino de defesa pessoal. O projeto estuda a representação das identidades negras por meio de um espectro de imagens em grande parte popular, como em protestos violentos contra a brutalidade policial no Brasil e imagens de combate das maltas do século 19.

A ideia da oficina é mobilizar a turma e os convidados em torno dos ciclos temáticos propostos, como investigações coletivas. O foco na exibição e análise crítica dos trabalhos dos artistas selecionados, toma como referência o duo coreografia-racialidade, a fim de investigar as questões guiadas pela prática de autodefesa. A oficina trata da defesa a partir da sua relação com a coreografia, racialidade e política.

“É grande a importância do projeto no contexto de pesquisa para os estudos da dança e com enfoque em diferentes vertentes: das artes do corpo até outras práticas de representação e de performatividade, permitindo abordagens entre estudos de racialidade, teorias das artes, ativismo e insurreições”, afirma Pontes.

O cronograma de aulas conta, também, com o acompanhamento de práticas artísticas para alimentar os processos individuais – oportunidade de testar métodos e descobrir paradigmas, formas de colaboração e de apresentação que configurem um esboço de prática pessoal no campo das artes performativas. Ainda, durante o processo, o residente desenvolverá textos sobre sua pesquisa, para compor um livreto virtual.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

SERVIÇO
Rumos Itaú Cultural 2019-2020
Escola Repertório de Autodefesa

Inscrições: de 15 a 30 de julho - Em https://bityli.com/bAUoo
Divulgação dos selecionados: dia 3 de agosto - Em https://linktr.ee/escolarepertoriodeautodefesa
Para dúvidas referentes ao projeto: escolarepertoriodeautodefesa@gmail.com

 Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
https://open.spotify.com/user/itaucultural

Fonte: Dica de Teatro

Voltar