20/07/2021 - São Paulo Companhia de Dança visita Campos do Jordão em novo curta-metragem


São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, viaja até a turística Campos do Jordão no sétimo episódio da websérie SPCD na Estrada. O lançamento do curta-metragem acontece de modo gratuito nas redes sociais da Companhia no dia 21 de julho, às 18h.

Para homenagear a cidade paulista, a intervenção dançante toma como cenário o poético jardim e as instigantes obras do Museu Felícia Leirner, no qual as criações assinadas pela artista homônima estão distribuídas ao ar livre criando diferentes cenas com a vegetação. No vídeo, as bailarinas Ammanda Rosa, Artemis Bastos e Thamiris Prata interpretam trecho de Só Tinha de Ser com Você (2020), uma sensível e singular releitura coreográfica do álbum Elis & Tom (1974), clássico da música brasileira. No curta, as artistas são conduzidas pela trilha sonora original composta por André Mehmari.

Criada originalmente em 2005 por Henrique Rodovalho para sua companhia, a Quasar Cia de Dança, a obra ganhou em 2020 uma versão especial para a SPCD com distâncias ampliadas entre os bailarinos e relações construídas a partir de gestos e olhares. 

Sobre SPCD na Estrada

A websérie SPCD na Estrada propõe um novo olhar para cartões postais de cidades paulistas que abrem seus teatros e espaços culturais para receber as turnês da São Paulo Companhia de Dança. A cada novo episódio, os bailarinos dialogam com a arquitetura e a história desses locais interpretando trechos de obras do repertório da Companhia.

Com direção de vídeo de Alexandre Cruz e Inês Bogéa, a websérie conta com seis episódios já disponíveis nas redes sociais da Companhia: Ep.#01 São Paulo, Ep.#02 Botucatu, Ep.#03 Bauru, EP.#04 Araras, EP.#05 Piracicaba e EP.#06 Salto. São Vicente, Jundiaí e Santa Bárbara do Oeste serão alguns dos próximos locais visitados. 

O projeto integra as ações do selo #SPCDdigital e a exibição acontece nos canais da Companhia no YouTube (São Paulo Companhia de Dança), no Facebook (@spciadedanca), no Instagram (@saopaulociadedanca), no Twitter (@spciadedanca) e no LinkedIn (@sao-paulo-companhia-de-dança).

Foto: Ammanda Rosa, Artemis Bastos e Thamiris Prata dançam trecho de Só Tinha de Ser com Você, de Henrique Rodovalho │  Foto: Rafaela Zavisch

SERVIÇO
SPCD na Estrada – Ep#07 Campos do Jordão (estreia)

Data: 21/07 (quarta-feira)
Horário: 18h
Onde: Vídeo na íntegra nos canais da São Paulo Companhia de Dança no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD), Instagram (instagram.com/saopaulociadedanca) Twitter (twitter.com/spciadedanca), Facebook (facebook.com/spciadedanca) e LinkedIn (linkedin.com/company/sao-paulo-companhia-de-danca)

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por aproximadamente 145 cidades em cerca de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Voltar